I SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

I Seminário de Filosofia e Formação de Professores: Contribuições e Arendt, Nietzsche e outras Auroras

Evento

: Regional Catalão/UFG

: 07 a 08 de Abril 2015

O SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES é um evento anual que contempla diferentes filósofos e as possíveis inferências de suas filosofias para a formação de professores. A originalidade desta iniciativa do Departamento de Educação, da UFG Regional Catalão consiste em dar voz às perspectivas filosóficas comumente preteridas ou ignoradas dos eventos, em geral, sobre a temática da formação de professores.

Esta edição inaugural será dedicada aos filósofos Hannah Arendt e Friedrich Nietzsche que trazem duas perspectivas filosóficas sobre a condição humana, a liberdade, a política, a moral e a cultura ainda pouco contempladas nos estudos e nos eventos pedagógicos nacionais.

No século XX e XXI, a hegemonia da educação “tradicional”, da “escolanovista”, da “progressista”, da “psicologista”, da “multicultural” etc., pouco, ou nada, soube (ou quis), dialogar com filósofos como Arendt e Nietzsche pelas razões óbvias de que a radicalidade e a consistência desses dois pensamentos seriam incompatíveis com as dicotomias,com os determinismos e com as mitificações modistas,tão presentes no discurso, no pensamento e na prática educacionais brasileiros. Poderíamos, também, afirmar que conceitos, caros aos dois filósofos, como “liberdade”, “democracia”, “moral”, “poder”, “vida”, “autossuperação” etc., para serem compreendidos na sua radicalidade, precisariam aguardar que acontecesse a exaustão pedagógica dos descaminhos já citados para que os pensamentos desses dois filósofos emergissem com a grandeza que lhes é devida.

Assim, e com esta intenção, nosso o seminário ousa desafiar os profissionais da educação a dialogarem com as suspeitas e os espantos causados pelas filosofias destes dois grandes pensadores contemporâneos.

Confira abaixo o cartaz com a divulgação da programação do evento e para maiores informações e realização de inscrições acesse: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=9261

 

I SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES