VIII Fala Professor

VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor

Evento

: Campus da Regional Catalão/UFG, Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120, Setor Universitário, Catalão/GO.

: 09 a 12 de Outubro 2015

: viiifalaprofessorcatalao@gmail.com

O Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como Fala Professor, realiza-se a cada 04 anos desde 1987, reunindo geógrafos (estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo Brasil para debater os rumos do ensino de geografia, da Geografia brasileira e da AGB.

Esta edição do evento, que chega à VIII, a vai acontecer entre os dias 09 e 12 de outubro de 2015, no Campus da Regional de Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG), Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120, Setor Universitário, Catalão/GO.

O tema do evento tem como mote um duplo questionamento na forma de provação. De um lado, se questiona a finalidade, ou sentido, do Ensino de Geografia no atual contexto, carregado de desafios e limites para prática docente, nos mais variados âmbitos. De outro, se coloca em xeque, intencionalmente de forma alarmista, a própria existência da disciplina geográfica na educação básica, tendo em vista os impactos das políticas educacionais sobre as Ciências Humanas e o Currículo do Ensino Médio. Assim, o tema do VIII Fala Professor convida a todos a contribuírem com esta reflexão tão cara à geografia, como ciência e disciplina, e à sociedade brasileira.

Os eixos temáticos para submissão de trabalhos serão:

*  Educação popular e contra-hegemônica;
- Educação do campo.
- Educação popular.
- Educação indígena.

* Direitos humanos;
- Diversidade cultural.
- Étnico-racional.
- Inclusão.
- Questão de gênero e sexualidade.

* Políticas e lutas educacionais;
- Precarização do trabalho docente.
- Políticas educacionais, currículo e mecanismo de avaliação.
- A geografia na sala de aula frente à mídia e as geografias hegemônicas.

* Práticas de Ensino;
- Novas tecnologias e outras geografias.
- Práticas pedagógicas e materiais didáticos.

Em breve, estarão sendo divulgadas as datas para a submissão dos trabalhos, prazos e valores para inscrição.

Para mais informações sobre o evento, entrar em contato pelo e-mail: viiifalaprofessorcatalao@gmail.com

Visite o site do evento no http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/ onde serão realizadas as inscrições e também estará disponível o cronograma das datas importantes do evento.

Programação do Evento