II CONAED

: Regional Catalão/UFG

: 21 a 23 de Setembro 2015

O II Congresso Nacional de Educação, XV Simpósio de Pedagogia e II Simpósio de Educação no Campo, que acontecerão durante os dias 21 a 23 de setembro de 2015, terão como tema “Educação, Relações de Gênero e Políticas Públicas para a Diversidade”. Seu objetivo é problematizar a articulação entre educação, gênero e políticas públicas no cenário atual. A possibilidade de pensar essas relações pode ser vista, simultaneamente, como um desafio e uma provocação àqueles que se vinculam ao campo educacional. Nos diferentes espaços do evento, serão privilegiadas discussões que focalizem e discutam as referidas relações e suas repercussões na escola, no currículo e na docência, e na sociedade.

O II Congresso Nacional de Educação, XV Simpósio de Pedagogia e II Simpósio de Educação do Campo é um evento realizado, anualmente, na Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, organizado pelos professores da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Regional Catalão

Há quase duas décadas, o Simpósio de Pedagogia vem discutindo temáticas diversas como: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Superior, Leitura e Escrita, História, Cultura e Processos Educacionais, Políticas Educacionais e Gestão Escolar, Inclusão, Formação Docente, Saberes e Práticas Educativas. No ano de 2014, em virtude da criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo, no evento se realizou o I Simpósio de Educação do Campo, com vistas a contemplar as discussões dessa área de conhecimento. Nesse sentido, também se realizou o I Congresso Nacional de Educação para abarcar a amplitude das temáticas referentes às duas licenciaturas.

Em 2015, considerando a expansão da Unidade Acadêmica Especial de Educação, hoje composta pelos cursos de Pedagogia, Educação do Campo e Mestrado em Educação, manteve-se a opção de organizá-lo na forma de Congresso Nacional de Educação.

Entendemos que nas escolas, as relações de gênero não são suficientemente discutidas entre educadores e educadoras, assim como nos cursos de formação docente. Nesses termos, acreditamosque esse espaço possibilitará trocas entre os pares e poderá ampliar as reflexões sobre a temática. Por fim, cabe ressaltar que nesse ano o evento contará com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação Profissional em História, do Coletivo Feminista Madame Satã e do Gênero e Diversidade na Escola (GDE).

Especificação do Público Alvo:

- professores da Educação Infantil – rede pública e privada

- professores do Ensino Fundamental (1 e 2 fase) – rede pública e privada

- professores do Ensino Médio – rede pública e privada

- professores do Ensino Superior – rede pública e privada

- pesquisadores da área de educação

- alunos da graduação e pós-graduação lato e stricto sensu

- gestores de escolas, secretários de educação (municipal e estadual)

- representantes dos poderes públicos

- comunidade em geral.

As inscrições para participação no evento se encontram abertas desde o dia 01 de julho de 2015 e vão até o dia 14 de setembro de 2015. O envio de trabalhos pode ser feito até o dia 21 de agosto de 2015. Acesse o site do evento e veja como realizar sua inscrição e também obtenha maiores informações sobre a submissão de trabalhos e a programação geral: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=9821

II CONAED