IV SINAGI

IV Simpósio Nacional de Gênero e Interdisciplinaridades

Evento

http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=10241

: Regional Catalão/UFG

: 18 a 20 de Maio 2016

O Simpósio Nacional de Gênero e Interdisciplinaridades (SINAGI) é um evento promovido pelo grupo de Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho - DIALOGUS - UFG – Regional Catalão. O evento acontecerá durante os dias 18 a 20 de maio de 2016.

Em sua quarta edição no ano de 2016, contemplará como tema as várias “Faces e interfaces da violência de gênero”. Depois de um período de aparente avanço nas questões de gênero com a aprovação da Lei Maria da Penha, do Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo, do aumento das adoções de crianças por casais homossexuais e da maior presença de outras formas de relacionamento para além das heterossexuais na mídia, vivemos um momento de preocupação!

É perceptível todo um movimento de reação conservadora da sociedade que se manifesta tanto no aumento da violência contra grupos LGBTTs, quanto pelo aumento da violência contra setores tradicionalmente excluídos da sociedade (negros e pobres, entre outros). Manifestações de grupos pedindo a volta dos militares ao poder acontecem ao mesmo tempo em que na Câmara Federal se tenta a aprovação de uma definição conservadora de família, bem como da criminalização das discussões políticas e de gênero nas escolas, caracterizadas como “assédio ideológico”.

É nesse contexto que o IV SINAGI se propõe tematizar estas formas violência e questões que lhes são congêneres, na tentativa de fornecer aos grupos interessados no seu enfrentamento, ferramentas de reflexão que possam contribuir para uma ação efetiva.

O evento espera divulgar desenvolvimentos e resultados de estudos, pesquisas, ações de extensão e relatos de experiências que, juntamente com conferências e mesas-redondas, fomentem o debate sobre as várias modalidades da violência de gênero, contribuindo para com a ampliação e consolidação teórico-crítica dos campos do saber que sobre elas se debruçam, bem como para com efetivas formas de desdobramento político que desta epistemologia decorrem.

Para acesso à maiores informações sobre o evento, programação, realização de inscrições e submissão de trabalhos acesse o site oficial através do: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=10241