Regional Catalão 35 Anos - capa

Evento de homenagem a pessoas que marcaram nossa história desde a década de 1980

Evento

: Auditório Prof.ª Lívia Abrahão do Nascimento, Bloco Didático 2, Regional Catalão/UFG

: 15 de Fevereiro 2018 às 19:00

Nesta primeira atividade de comemoração dos 35 anos de história serão homenageados ex-componentes da Reitoria e de Conselhos, personalidades políticas (ex-prefeitos e ex-deputados) e servidores aposentados que auxiliaram na criação e no fortalecimento da Regional Catalão da UFG desde a década de 1980.

Sugestões de homenagem podem ser enviadas para a Ascom com nome completo do homenageado, contato e justificativa, através do ascom.cac@gmail.com, até o dia 12 de fevereiro de acordo com os critérios definidos no parágrafo anterior.

Por questões de logística do evento e ainda no âmbito das comemorações dos 35 anos de história, serão realizados em breve eventos para homenagem de estudantes, professores e servidores (não aposentados).

Lista inicial de homenageados:

- Antônio Adalberto Bernardes

Servidor que dedicou (e ainda dedica como terceiro) sua vida a servir a Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG), na função de motorista.

- Arédio Teixeira Duarte

Ex-professor da UFG, catalano e Conselheiro do então Egrégio Conselho Universitário (ECU) da Universidade em 1980 tendo trabalhado para incluir Catalão como cidade no projeto de Interiorização da UFG.

- Braz José Coelho

Catalano, escritor, ex-Coordenador do Curso de Letras do CAC e ex-Diretor do CAC, foi fundamental na luta pela implantação dos primeiros cursos em Catalão e pela manutenção dos mesmos, que, em tese, não seriam contínuos.

- Divano Elias da Silva (in memoriam)

Prefeito do Município de Catalão que firmou o primeiro termo de convênio entre a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão prevendo a instalação da Universidade no município. A assinatura deste convênio ocorreu em 20 de dezembro de 1982.

- Ênio Paschoal

Deputado estadual que encaminhou um Requerimento a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEG) solicitando a criação de uma Faculdade de Filosofia em Catalão. Como não foi atendido, estando na presidência da assembleia  Legislativa  do  Estado  de  Goiás  (aLEG),  o referido deputado encaminha um Ofício ao Reitor da UFG solicitando a “instalação da extensão universitária ou implantação de um curso de nível superior, em Catalão”. Além disso fez diversas ações políticas para consolidar a vinda da UFG para Catalão.

- Haley Margon Vaz

Ex-prefeito de Catalão e título de mérito universitário, foi responsável pelo início das atividades da UFG no município a partir da consolidação do espaço físico do Câmpus, do trabalho político e da contratação de professores e técnicos pela Prefeitura Municipal de Catalão. Até os dias atuais Haley vem auxiliando com doações e com apoio político para a Regional Catalão.

- Maria do Rosário Cassimiro

Natural da cidade de Catalão, é uma educadora, escritora e professora brasileira, ex-presidente da Academia Feminina de Letras de Goiás e ex-reitora da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 1982 e 1985. Foi a primeira mulher a exercer o cargo de reitora em uma universidade federal brasileira. Assinou o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Catalão e atuou na criação do Câmpus Avançado de Catalão (CAC).

- Maria de Fátima Bueno Pires

Conhecida por Maria da UFG, esta servidora dedicou sua vida no Centro de Gestão Acadêmica (CGA) no atendimento às demandas de graduação se aposentando em 2015.

- Neusa Maria de Santana Evangelista

Assistente de Administração que esteve lotada na Biblioteca Setorial da Regional Catalão da UFG, desempenhando inúmeras atividades relacionadas ao atendimento e ao acervo. Aposentou em 2009.

- Maria do Rosário Batista Rodrigues

Conhecida por todos como Lia, ela atuou no quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Catalão estando lotada na Biblioteca Setorial da Regional Catalão da UFG, onde desempenhou com muito zelo as funções de conservação e preservação do acervo, dentre outras. Aposentou em agosto de 2017.