Palestra alerta para a prevenção e combate precoce ao câncer de mama

Por Welliton Alves. Em 23/10/18 15:42. Atualizada em 23/10/18 15:46.
Palestra foi promovida pelo curso de Enfermagem e Atlética Acadêmica do curso em comemoração à Campanha Outubro Rosa. Veja!

No dia 17 de outubro de 2018, às 16h, no auditório Profa. Sirlene Duarte da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, aconteceu um evento em comemoração à Campanha Outubro Rosa, o mesmo foi promovido pelo curso de Enfermagem e coordenado pelas professoras Renata Lopes e Tharine Caires, ambas responsáveis pela disciplina de Saúde da Mulher. Contou também com o apoio da Atlética Acadêmica do curso de Enfermagem "Roselma Lucchese". O mês de outubro é dedicado à sensibilização para prevenção e combate precoce ao câncer de mama especialmente entre as mulheres. No Brasil, a taxa de mortalidade devido a este tipo de câncer é elevada, por se tratar de uma doença que é diagnosticada em estágio avançado.

Este evento contou com a participação da Drª Rosana Marot, médica ginecologista responsável pelo Programa de Prevenção do Câncer do colo do útero no Município de Catalão.

Palestra alerta para a prevenção e combate precoce ao câncer de mama

Dr.ª Rosana Marot reforçou a ideia de que a mulher deve se tocar e conhecer seu corpo, especialmente suas mamas

A Dr.ª Rosana palestrou sobre a importância do autoexame (realizado pela própria mulher) e exame clínico das mamas (realizado por um profissional de saúde). Enfatizou que o principal sintoma encontrado no diagnóstico do câncer de mama é a presença de nódulo, reforçando a ideia de que a mulher deve se tocar e conhecer seu corpo, especialmente suas mamas. Ademais, aproveitando a oportunidade, a médica comentou também sobre a importância do rastreamento do câncer de colo uterino através da realização do exame citopatológico (preventivo).

Palestra alerta para a prevenção e combate precoce ao câncer de mama

As ações foram uma idealização e organização conjunta do curso de Enfermagem e a Atlética Acadêmica do mesmo

Além da palestra, os diretores e membros da atlética juntamente com os alunos do curso realizaram a distribuição de folders explicativos sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Restaurante Universitário em horários de funcionamento durante a semana.

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Outubro Rosa Câncer de mama Enfermagem Regional Catalão