Nota de esclarecimento

Por Roberto Tavares. Em 25/10/18 08:40.
Direção da UFG/Regional Catalão publica Nota em defesa da Liberdade, da Democracia e da Educação Pública, gratuita e de qualidade.

A UFCAT, um sonho que realizamos neste último ano, surge num ambiente conjuntural conturbado, seja pelas políticas de restrições orçamentárias a que a ciência e a educação superior estão submetidas ultimamente, seja pelos discursos de ódio, racismo, intolerância e incompreensão que marcam este pleito eleitoral e têm se traduzido em ações de violência nas ruas.

A luta pela consolidação da Universidade em Catalão foi marcada por uma trajetória de muita resistência, caracterizando-a como uma instituição que se formou no debate do contraditório, na resistência àqueles que não acreditavam na possibilidade de se fazer ciência fora dos grandes centros ou mesmo das capitais. Nossa instituição sempre foi um lugar de acolhimento, das possibilidades científicas diversas, aos saberes construídos no meio popular, das culturas, das artes, das políticas de inclusão, compreendendo estas como uma obrigação do Estado. Temos sido historicamente também um espaço da diversidade, do respeito e da compreensão.

Neste momento todos os valores que marcaram a nossa trajetória estão sob ameaça. Um discurso de ódio e intolerância avança no meio social, alimentado muitas vezes por notícias falsas e políticas deliberadas de aproveitar receios inerentes à sociedade, para criação de falsos inimigos. A ameaça a valores democráticos está sendo concretizada na intimidação e violência deliberadas a segmentos sociais específicos, como mulheres, a comunidade negra, a população indígena, a LGBTQ+ e membros de movimentos sociais, entre outros.

Considerando toda a trajetória de nossa instituição e o princípio básico da produção do conhecimento e do espaço universitário, que é a diversidade, o respeito e a democracia, conclamamos toda a comunidade universitária a repudiar quaisquer discursos e ações baseados no ódio, na indiferença com o outro, no desrespeito às orientações sexuais, nos ataques racistas ou às liberdades democráticas duramente conquistadas no Brasil. Assim procedendo, conclamamos a todas e todos à defesa da Liberdade, da Democracia e da Educação Pública, gratuita e de qualidade.

Direção Regional Catalão UFG/ UFCAT

Fonte: Direção da UFG/Regional Catalão