Equipe de Gestão da participara de audiência pública no Senado

Novas universidades terão orçamento de R$500 milhões em 2019

Por Welliton Alves. Em 31/10/18 17:01. Atualizada em 31/10/18 17:16.

Direção da RC/UFG esteve presente em audiência no Senado Federal que tratou do assunto. Confira!

Fotos: Chefia de Gabinete da Direção da RC/UFG

Ontem (30), membros da Equipe de Gestão da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (RC/UFG) participaram de uma audiência pública no Senado Federal, em Brasília, que tratou do orçamento do ano de 2019 para as novas universidades federais criadas este ano.

Na oportunidade, o relator setorial do Orçamento da União para Educação, deputado Luciano Ducci (PSB-SC), assegurou que a emenda de R$ 500 milhões, aprovada pela Comissão de Educação do Senado, será acatada em seu relatório a ser apresentado na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Emenda esta cujos recursos serão destinados à implantação das novas universidades federais, entre elas a Universidade Federal de Catalão, no estado de Goiás.

Equipe de Gestão da participa de audiência pública no Senado

Participaram da audiência o senador Wellington Fagundes (PR), relator das emendas da Comissão de Educação, o deputado Luciano Ducci e também representantes das unidades de ensino superior e dos ministérios de Planejamento e da Educação. Dentre os representantes de unidades de ensino superior esteve a diretora da RC/UFG, Prof.ª Roselma Lucchese.

Em sua fala, Roselma ressaltou que os valores previstos contemplam apenas a manutenção das atividades. Ela complementou expondo que já foi detectado a existência de outras questões estruturais que carecem de reforço orçamentário e citou como exemplo a renovação das estruturas antigas e a consolidação de cursos, tais como as Engenharias e Medicina, este último tendo a formação de sua primeira turma prevista para o primeiro semestre do próximo ano. “São cursos que demandam Orçamento muito robusto”, frisou.

Equipe de Gestão da participa de audiência pública no Senado

Além do que está previsto pela emenda apresentada pelo senador Wellington na Comissão de Educação, Roselma defendeu ainda a necessidade de buscar reforço junto as bancadas dos estados, através de emendas individuais ou impositivas, ação esta que já vem sendo realizada.

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: notícias Novas Universidade Novas Universidades Ufcat orçamento