Trabalho da UFG-RC obtém 1º lugar no V Prêmio SBPC/GO - 2018

Trabalho da RC obtém 1º lugar no V Prêmio SBPC/GO - 2018

Por Welliton Alves. Em 05/11/18 15:29. Atualizada em 07/11/18 12:14.

O trabalho premiado foi desenvolvido por um docente e estudantes do curso de Engenharia Civil. Confira!

Texto: Emerson Gervásio de Almeida

O trabalho intitulado “Popularização dos conhecimentos sobre formatação e gerenciamento de referências: empreendimento acadêmico e social” de autoria dos alunos Caique Lopes de Medeiros, Wanucy Barroso Rodrigues, Larissa Pereira Rizzo, Camila de Sousa Marques e Brendha Lee Carvalho Duarte, sob orientação do professor doutor Emerson Gervásio de Almeida, todos do Curso de Engenharia Civil da Regional Catalão, Universidade Federal de Goiás – RC/UFG, obteve o 1º LUGAR no V PRÊMIO SBPC/GO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – 2018, cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira, dia 01 de novembro de 2018.

O “Prêmio de Popularização da Ciência da Secretaria Regional da SBPC/GO” é concedido anualmente, desde 2014, como reconhecimento e estímulo aos estudantes de graduação e pós-graduação e recém-graduados e pós-graduados.

Os trabalhos vencedores do V Prêmio de Popularização da Ciência da Secretaria Regional da SBPC/GO serão agraciados com um diploma de mérito que será entregue em cerimônia, durante a realização de evento promovido pela Secretaria Regional da SBPC/GO, bem como, publicados em e-book de coordenação editorial e gráfica da própria SBPC/GO.

O trabalho vencedor é oriundo de projeto científico coordenado pelo prof. Dr. Emerson Gervásio na disciplina de Sociologia para Engenheiros, em que foi ofertado um curso de formatação e gerenciamento de referências para capacitar estudantes do ensino superior público e privado de Catalão, principalmente àqueles recém ingressos na universidade, como forma de auxiliá-los na produção de trabalhos científicos com melhor qualidade e suprir uma lacuna não equalizada no ensino médio, culminando, pela afinidade temática, com a inscrição na área de conhecimento em Letras e Linguística, com a obtenção de 1º Lugar no V Prêmio SBPC-GO em referida área (resultado disponível em: <http://www.sbpcgoias.org/>).

Por fim, imperioso destacar que a pesquisa premiada além de proporcionar conhecimento acadêmico, oportunizou a ampliação do exercício da cidadania a todos os envolvidos, pois também resultou em empreendimento social importante, mediante doação de produtos de limpeza arrecadados com a inscrição ao curso e visita repleta de atividades e lanche à Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho, instituição filantrópica do município de Catalão-GO, que visa abrigar e prestar atendimento a adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Trabalho da RC premiado no V prêmio da SBPC-GO

Equipe envolvida no trabalho visitou e desenvolveu atividades na Fundação Antero. Fonte: Acervo pessoal.

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: notícias Prêmio SBPC Engenharia Civil Regional Catalão