Fisíca Bacharelado e Licenciatura

Curso de Física apresenta novidades para o ano de 2019

Por Welliton Alves. Em 22/01/19 16:25.

Oferta do curso de Bacharelado em Física e atualização da matriz da Licenciatura em Física são as novidades para ingressantes em 2019. Saiba!

O curso de Física da Regional Catalão vem com novidades em dose dupla para o processo de seleção de vagas deste ano de 2019, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir deste Sisu, que inclusive se encontra com inscrições abertas no período de 22/01 a 25/01, a Unidade Acadêmica Especial de Física (UAEF) da UFG/Regional Catalão oferecerá duas opções aos estudantes interessados em Física, Ciências, Fenômenos Naturais e Matemática: o curso de Licenciatura em Física e o curso de Bacharelado em Física.

A primeira novidade fica por conta da criação da opção do curso de Física que confere o grau de bacharelado ao concluinte. O curso será ofertado pela primeira vez no interior de Goiás e foi resultado de uma série de fatores, conta o coordenador do mesmo, Prof. Paulo Assis. Segundo ele, primeiramente, pode-se citar a procura dos próprios alunos, que muitas vezes entram no curso de Licenciatura e se envolvem naturalmente com atividades de Iniciação Científica, sob a orientação de um docente pesquisador, e ao concluírem sua graduação ingressam em um Programa de Pós-graduação em Física; outros estudantes acabam ingressando em outros cursos da Regional, em cursos de bacharelado em outras instituições. Por outro lado, com o desenvolvimento da região Centro-Oeste, em particular o sudeste goiano, tem-se uma demanda crescente por um profissional que domine um conhecimento avançado de matemática, tenha habilidades computacionais e de programação, além da capacidade de observar o mundo a sua volta de modo a compreendê-lo, explicá-lo e tirar proveito sustentável dele, desenvolvendo aplicações com impacto na sociedade.

A outra novidade se trata da atualização da matriz curricular do curso de Licenciatura em Física. A nova Licenciatura foi pensada de modo a fornecer na primeira metade do curso uma formação exemplar nas Ciências Exatas enquanto que a segunda metade é focada na especialização nas áreas de Pedagogia, Educação e no Ensino da Física que os estudantes aprendem de forma profunda no início do curso, explica Paulo. Há então um módulo comum de disciplinas entre o Bacharelado e a Licenciatura que favorece o intercâmbio entre as ênfases e estimula que os estudantes venham eventualmente a sair da Universidade com dois diplomas, pois os estudantes poderão trocar de curso com considerável facilidade ou até mesmo completar ambos, obtendo assim os títulos de Licenciado e de Bacharel.

Em termos de diferenças práticas entre o profissional bacharel e o licenciado, Paulo explica que os profissionais licenciados em Física, além de sua paixão por essa área do conhecimento, apresentam uma grande vocação para ensinar o seu ofício, gostam do contato com os jovens e imaginam-se comandando uma sala de aula no futuro, seja ela nos níveis Fundamental, Médio ou Superior. Já o curso de Bacharelado em Física, por sua vez, é voltado aos estudantes que gostam de Física, e Ciências em geral, e que preferem uma carreira de pesquisa científica, seja resolvendo problemas teóricos ou trabalhando em laboratórios de uma instituição de pesquisa ou de uma empresa, especialmente após a realização de cursos de Pós-graduação.

Perguntado sobre as expectativas da UAEF a partir destas novidades que entram em vigor já neste processo seletivo de 2019, Paulo expressou que espera-se que as múltiplas opções oferecidas aos estudantes (Licenciatura, Bacharelado e Licenciatura conjugada a Bacharelado) tenham o efeito de aumentar o número de alunos formados pela Unidade, atacando um sério problema da evasão. Disse que vislumbra-se ainda um maior engajamento dos estudantes em atividades de pesquisa e a fundamentação de um alicerce para dar suporte aos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UAEF, como o Mestrado Profissional em Ensino de Física e o Doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas.

Aos interessados em saber maiores informações a respeito dos dois cursos de Física, basta acessar o site: https://fisica.catalao.ufg.br/

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: Notícias Física Regional Catalão