Professora do Curso de Enfermagem da UFG-Regional Catalão participa do “8th Comprehensive Systematic Review Training Program”

Docente do Curso de Enfermagem participa de curso internacional sobre Revisão Sistemática

Por Welliton Alves. Em 24/01/19 10:24.

Curso contou com a participação de pesquisadores e profissionais de saúde de instituições de ensino superior e estabelecimentos de saúde de Portugal e do Brasil.

Texto: Renata Alessandra Evangelista

Foto: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A Professora Renata Alessandra Evangelista, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, em seu percurso de Pós-doutoramento na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, participou no período de 07 a 11 de janeiro de 2019, do 8th Comprehensive Systematic Review Training Program (curso sobre revisão sistemática), realizado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, e organizado pelo Portugal Centre for Evidence Based Practice: JBI Centre of Excellence (PCEBP).

O curso contou com a participação de 12 inscritos, entre pesquisadores e profissionais de saúde de instituições de ensino superior e estabelecimentos de saúde de Portugal e do Brasil que completaram um total de 35 horas de atividade intensa de ensino, estudos dirigidos e avaliação.

"O JBI Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP) visa preparar investigadores e profissionais da saúde e educação para desenvolver, conduzir e reportar revisões sistemáticas da literatura, usando o software JBI-System for the Unified Management, Assessment and Review of Information (SUMARI)", explica o diretor adjunto do PCEBP, João Alves Apóstolo.

O CSRTP oferece três módulos de formação, a saber: “Introdução aos cuidados de saúde baseados na evidência e às revisões sistemáticas”, “Revisões sistemáticas de evidência quantitativa” e “Revisões sistemáticas de evidência qualitativa e texto e opinião”, além de habilitar os participantes na função de revisores acreditados pelo Joanna Briggs Institute (JBI).

Foram 12 inscritos entre pesquisadores e profissionais da área de saúde de Portugal e do Brasil

Sediado na Austrália, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Adelaide, o JBI é um centro internacional de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, que tem a incumbência de promover e apoiar a síntese, a transferência e utilização da evidência científica, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

Para Renata, participar deste curso em revisão sistemática permitiu ampliar o conhecimento sobre a temática, amadurecimento pessoal e profissional, além do intercâmbio com outros pesquisadores.

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: Notícias Pós Doutoramento Evento Internacional Enfermagem Regional Catalão