Emissários da Matemática no Colégio Estadual

Projeto Emissários da Matemática participa da Semana de Matemática no Colégio Estadual

Por Welliton Alves. Em 08/10/19 12:31. Atualizada em 08/10/19 16:36.
Programação do evento contou com diversas atividades desenvolvidas por docentes e estudantes da Regional Catalão/UFG vinculados ao projeto de extensão. Veja!

O Projeto Emissários da Matemática participou da organização e realização da Semana de Matemática do Colégio Estadual "João Netto de Campos", aqui da cidade de Catalão, que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2019.

Este projeto de extensão tem por principal objetivo difundir o conhecimento científico de forma simples e dinâmica para as instituições de ensino público e privado, correlacionando a matemática com outras ciências e com outros ramos do pensamento, visando atrair futuros ingressos para os cursos de exatas da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (RC/UFG).

Emissários da Matemática no Colégio Estadual
Oficina de robótica LEGO e Arduino foi uma das atividades levadas pelo projeto ao evento
(Foto: Colégio Estadual "João Netto de Campos")

Sob coordenação do Professor Daniel da Silveira Guimarães, a expectativa com a participação no evento foi aproximar o ambiente acadêmico da educação básica e assim difundir o conhecimento científico de forma mais agradável ao público alcançado pelo projeto. "A expectativa é proporcionar a todos os membros da Educação Básica um envolvimento maior com tudo que se constrói e se discute no ambiente acadêmico e incentivar os docentes da educação básica a propor atividades, abordando temas atuais, em conjunto ou com a colaboração dos membros da RC/UFG", expõe Daniel.

Dessa forma, uma comitiva de estudantes e docentes vinculados ao projeto estiveram presentes na escola durante os três dias de evento, realizando palestras, oficinas e diversas outras atividades voltadas ao ensino de matemática e sua relação com outras ciências e artes. Alunos do ensino fundamental e médio tiveram contato com conceitos matemáticos abordados de forma lúdica e dinâmica ao longo da programação do evento.

Emissários da Matemática no Colégio Estadual
A palestra "A festa dos números especiais" foi mais uma atividade da programação
(Foto: Emissários da Matemática)

Na avaliação do coordenador do projeto, "houve uma participação muito grande, tanto dos professores, como dos alunos, que se mostraram empolgados e motivados, participando das palestras com perguntas e questionamentos e realizando todas as tarefas propostas nas oficinas. Acho que a mensagem da professora Maraíza nas redes sociais expressa bem o sentimento de todos". Na rede social (Facebook), onde houve uma divulgação do evento, a referida professora do Colégio se manifestou agradecendo a presença do projeto Emissários da Matemática na escola.O Colégio Estadual João Netto de Campos que agradece a participação de vcs, foi muito produtivo e nossos alunos adoraram. Por mais momentos assim”, comentou Maraíza através de seu perfil.

Abertos a atender outras escolas da educação básica da cidade, a coordenação do projeto informa que instituições escolares que se interessem em realizar parceria e levar as atividades desenvolvidas pelos Emissários da Matemática aos seus alunos podem realizar agendamento através de formulário disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0Z8BS60zUcAN-pCmhch2ZUrbGRZUwJ4rfOimpQROBVNqAQA/viewform?usp=sf_link.

Há espaço também para interessados(as) em compor a equipe do projeto, atuando como palestrante/ministrante de atividades. Neste caso, o cadastro pode ser realizado através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpzA8-HMBU684FzYLfcUslLn54P62VIKnGlEh1yroyhk_7rA/viewform?usp=sf_link.

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias Emissários da Matemática Projeto de Extensao Matemática