IMTec Promove Capacitação sobre Estratégias para Promoção de Permanência e Êxito na Universidade

IMTec promove capacitação sobre estratégias para promoção de permanência na Universidade

Por Welliton Alves. Em 29/10/19 09:48.
Ação foi planejada devido à preocupação dos professores da Unidade com o índice de evasão e abandono identificado nas Instituições de Ensino Superior. Saiba mais!

Texto e foto: IMTec

A Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec), por meio do Projeto Pitagóricos, promoveu a capacitação “Entrevistas de Acolhimento e Contrato de Trabalho Pedagógico como Estratégias de Promoção de Permanência e Êxito na Universidade” entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019. Esta ação foi planejada devido à preocupação dos professores da Unidade com o índice de evasão e abandono identificado nas Instituições de Ensino Superior.

As atividades foram ministradas pela Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sandra Lopes Guimarães. A servidora é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Área de Psicologia Educacional, cuja dissertação foi desenvolvida a partir de um trabalho bem sucedido sobre o tema.

Docentes do IMTec e de outras unidades acadêmicas especiais participaram da capacitação

A capacitação teve como objetivo promover formação para os professores procederem entrevistas de acolhimento com os ingressantes de cursos de graduação, bem como o estabelecimento de contratos de trabalho pedagógico com os referidos discentes, visando a permanência e o êxito na Universidade. Na ocasião, participaram professores da IMTec e das Unidades Acadêmicas Especiais de Física e Química, bem como discentes dos cursos de Física, Matemática e Química, que colaboraram para o desenvolvimento da parte prática da capacitação.

As trocas de experiência efetivadas fomentaram discussões que contribuirão para o desenvolvimento de ações de combate à evasão e abandono no contexto das Unidades envolvidas.

Fonte: IMTec - RC/UFG

Categorias: notícias Permanência na UFG IMtec Capacitação