Projeto de extensão leva Grupo de Convivência de Idosos para dia no cinema

Projeto de extensão leva Grupo de Convivência de Idosos para dia no cinema

Por Welliton Alves. Em 02/12/19 15:43. Atualizada em 02/12/19 15:43.

Ação visou demonstrar que participar de atividades culturais também tem tudo a ver com o envelhecimento ativo. Saiba!

Texto e foto: Lana Lima

 

O Projeto de Extensão “Promoção e Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças para Idosos na Comunidade” é  desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia (IBIOTEC) desde o ano de 2014 e, a partir do ano de 2016, consolidou-se na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UBSF) CAIC, local em que são realizados semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 14h00min, as atividades da ação de extensão.

Esta ação de extensão perspectiva, por exemplo, estruturar um grupo de convivência de atenção à saúde de idosos com intuito de realizar atividades de promoção, manutenção da saúde e prevenção de doenças (atividades físicas, culturais, lazer, práticas integrativas, lúdicas e manuais/artesanato), realizando desse modo ações que contribuam para manter o usuário ativo na busca de uma melhor qualidade de vida. Portanto, visa-se contribuir com a promoção de um envelhecimento ativo para todos/as os/as envolvidos/as na ação de extensão.

E, quando ouvimos falar de envelhecimento ativo, os temas que nos vêm logo à mente são atividade física, lazer, alimentação saudável e atividade cognitiva não é mesmo? Sim, tudo isso é importante, mas participar de atividades culturais também tem tudo a ver com o envelhecimento ativo. E dentre as atividades culturais podemos destacar o cinema. Cinema? Assistir aos filmes? Sim... essa é uma atividade importante pois acaba por envolver interação social, diversão, lazer, cultura.

Além disso, atividades de lazer como essa contribuem para manter o idoso fisicamente e intelectualmente ativo (visto que pode possibilitar momentos de discussão e reflexão sobre sua vida, sua história e proporcionar conhecimento e  aprendizado), melhora a memória, o raciocínio e o metabolismo cerebral como um todo, o que é fundamental para afastar as doenças mais comuns nessa etapa da vida.

E foi exatamente isso que o Grupo de Convivência de Idosos da UBS CAIC/UFCAT fez no último dia 14 de novembro. Um dia de cinema. Para alguns foi a experiência de vivenciar algo que há muito já não fazia e para outros a primeira experiência de entrar em uma sala de cinema. Valeu! Muita alegria, muitos sorrisos, muitos olhinhos brilhando... muita diversão, interação social... e pipoca.

 

Projeto de extensão leva Grupo de Convivência de Idosos para dia no cinema
Integrantes do projeto de extensão junto dos idosos beneficiados pelas ações de extensão visando um envelhecimento ativo 

 

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: NOTÍCIAS Projeto de Extensao Terceira Idade Envelhecimento Ativo