Projeto de extensão das UAs de Química e Engenharia produz álcool gel e similares para higienização

Projeto das UAs de Química e Engenharia produz álcool gel e similares para higienização

Por Welliton Alves. Em 13/05/20 16:17. Atualizada em 15/05/20 15:06.
Já foram produzidos mais de 30 litros de produtos para higienização de mãos e desinfecção de superfícies. Produção será doada. Saiba mais!

Fotos: Ascom/UFCAT

Desde o início da pandemia da COVID-19 no país, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) voltou seus recursos, enquanto universidade pública federal, para o enfrentamento à esta doença. Nesse sentido, são diversos projetos de extensão, de pesquisa, parcerias, ações de servidores, entre outros, sendo realizados para minimizar os efeitos desta crise sanitária em Catalão e região.

Uma ação que começa a obter os primeiros resultados é um projeto de extensão, vinculado ao projeto institucional da UFCAT no enfrentamento à COVID-19, que reuniu servidores das Unidades Acadêmicas de Química e Engenharia na produção de produtos derivados do álcool, utilizados para higienização de mãos e desinfecção de superfícies.

Apresentação dos produtos na Reitoria Pro Tempore da UFCAT

A equipe deste projeto, de nome "Produção de Saneantes para enfrentamento do COVID-19" é formada pelos professores Alberth de Figueiredo, Antover Panazzolo e Cristiano Barrado, e pelos técnicos de laboratório Elton Borges, Glenda Máris e Márcia Felipe, as duas últimas também alunas do curso de Doutorado em Química da UFCAT, a partir do qual a aluna Sandra de Cássia também compõe a equipe.

A motivação da equipe partiu do fato de já terem realizado tal ação na pandemia de H1N1 (gripe suína), em 2009, e vendo que com a chegada do novo coronavírus ao Brasil houve uma redução da oferta de álcool em gel, além de um aumento nos preços desse produto, havia necessidade do projeto entrar em ação novamente. "Nós já produzimos álcool gel anteriormente, na epidemia de H1N1, e resolvemos propor para a reitoria da UFCAT que, havendo os insumos químicos, poderíamos produzir para doação", conta o professor Alberth. A Reitoria Pro Tempore buscou parcerias e conseguiu a doação de 1.300 (mil e trezentos) litros de álcool etílico, o que permitiu o início da produção.

Na oportunidade, o projeto está produzindo álcool gel 70% INPM, álcool glicerinado 80% GL e álcool 70%. Os dois primeiros podem ser utilizados para higienização das mãos e o último é indicado somente para desinfecção de superfícies. Há parceiros envolvidos na produção. "Para produzir contamos com o apoio do CRQ XII (Conselho Regional de Química) que autorizou a fabricação dos produtos, mesmo sem termos uma empresa cadastrada, e doará à UFCAT um polímero que está em falta no mercado e é essencial para produção de álcool gel. Além do CRQ XII também contamos com o suporte do Instituto de Química e da Faculdade de Engenharias, ambos da UFCAT", relata Alberth.

Álcool 70% para desinfecção de superfícies. Destaque para as marcas dos apoiadores CRQ
e Campanha "Química Solidária" nos rótulos dos produtos.

A expectativa é contribuir junto à sociedade nesse momento. Por isso, o projeto está participando da campanha "Química Solidária", movida pelos Conselhos Federal e Regionais de Química. Essa campanha tem mobilizado profissionais, associações, instituições de ensino e empresas em todo país para a produção de álcool gel e similares. A partir disso, a pretensão da equipe é doar toda produção para hospitais, entidades filantrópicas do grupo de risco, Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária.

A primeira remessa, produzida essa semana, ficará na própria UFCAT, sendo doada ao projeto TeleCOVID Catalão, um projeto do Curso de Enfermagem com a Secretaria Municipal de Saúde. "Essa semana conseguimos iniciar a produção. Foram produzidos 10 litros de álcool gel 70% INPM, 10 litros de álcool glicerinado 80% GL e 10 litros de álcool 70% INPM. Essa produção foi doada ao TeleCOVID Catalão, que contribui com a sociedade catalana e cidades circunvizinhas para o enfrentamento da COVID-19", finaliza Alberth.

Segundo o projeto, nos próximos dias haverá um aumento na quantidade produzida, e assim, o atendimento de outras demandas.

Professora Renata Evangelista (Enfermagem) recebeu a doação em nome do TeleCOVID Catalão

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias projeto de extensão Química Engenharia Álcool gel covid-19 Ufcat