Prof. Heber recebendo o prêmio

Professor da Engenharia Civil da Regional Catalão recebe prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Por Welliton Alves. Em 16/12/14 08:40.

Professor recebeu o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade com projeto que faz parte de sua tese de doutorado.

Na noite de quarta-feira passada, 10 dezembro de 2014, em Brasília, aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade, que premiou projetos nas categorias Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa. Esta edição do prêmio teve como destaque a preocupação com o tema meio ambiente e com o desempenho das edificações.

A cerimônia contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e do diretor Operacional do Sesi, Marcos Tadeu Siqueira, além de parlamentares, representantes do Executivo, empresários, membros da Academia, técnicos do setor e jornalistas.

Na oportunidade, o vencedor da categoria Pesquisa foi o projeto "Uso da Moringa Oleifera associada a coagulantes químicos no tratamento da água residuária de usinas de concreto", de Heber Martins de Paula, docente do Curso de Engenharia Civil da Regional Catalão/UFG e aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unicamp, orientado da Prof.ª Dra. Marina Sangoi de Oliveira Ilha. O estudo desenvolvido em seu projeto aponta para a possibilidade do reuso da água tratada em diferentes atividades, como a lavagem de veículos e até mesmo na própria produção do concreto. O tratamento proposto foi capaz de remover a turbidez em até 99,9% com o uso de 46,5% de moringa.

Vencedor da categoria Pesquisa, o Professor Heber recebeu o prêmio das mãos do ex-presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.

 

Prof. Heber recebendo o prêmio

 

O Professor Heber Martins de Paula ainda realizou a defesa de sua tese de Doutorado, que envolve este projeto, na Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp, na sexta-feira, 12 de dezembro de 2014, às 14 horas. A Comissão Examinadora foi formada pelos professores doutores: Marina Sangoi de Oliveira Ilha – Presidente e Orientadora, Gladis Camarini (FEC/UNICAMP), Edson Aparecido Abdul Nour (FEC/UNICAMP), Antonio Teixeira de Matos (UFV) e Rosangela Bergamasco (UEM).

 

Prof. Heber recebendo o prêmio

Fonte: Departamento do Curso de Engenharia Civil - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Premiação Professor Engenharia Civil