Visita à Rádio UFG

Diretor da Regional Catalão visita a Rádio Universitária da UFG e verifica vinda de canais de rádio e TV

Por Welliton Alves. Em 31/03/15 16:37. Atualizada em 31/03/15 16:45.
Em breve, Regional Catalão/UFG poderá contar com mais estas formas de comunicação e interação com toda a comunidade universitária e população de Catalão e região.

Visando verificar o andamento da solicitação de um canal de rádio e um canal de TV vinculados à TV UFG e Rádio Universitária da UFG, respectivamente, para transmissões a partir de Catalão, foi que o Diretor da Regional Catalão/UFG, Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar, realizou na última sexta-feira (27) uma visita às dependências da Rádio Universitária, em Goiânia, sendo recebido pela Diretora Geral Márcia Boaratti.

Na oportunidade, conhecendo a estrutura da Rádio Universitária, o Diretor aproveitou para verificar junto a Diretoria o andamento do processo de concessão de canais de TV e rádio para a UFG, dos quais haverão direcionamentos à Regional Catalão/UFG.

Visita do Diretor da Regional Catalão à Rádio UFG

Foi confirmada a outorga de um canal de TV Digital para a UFG Regional Catalão, solicitado junto ao Plano Básico da Televisão Digital (PBTVD), processo n.º 53000.004357/2012-75, onde agora aguarda-se pela definição, por parte da ANATEL, de qual será o canal. Com relação ao canal de Rádio FM, foi feito o pedido de inclusão, no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), processo n.º 53000.055643/2010-37, de um canal de rádio FM para Catalão, sendo esta inclusão já realizada com sucesso e ficando dependendo apenas do aviso de habilitação para concorrer ao canal.

De acordo com Thiago, "estamos avançados para termos canais universitários de rádio e TV em Catalão, algo essencial para difusão cultural, jornalística e científica das expressões da UFG Catalão. No entanto, agora temos ainda dificuldades técnicas para retransmissão do sinal, aquisição dos equipamentos e principalmente em relação à contratação de equipe, já que dependemos de liberação de vagas de técnicos federais". O Diretor ainda salienta que para a Rádio ainda há a grande dependência de abertura do aviso de habilitação pelo Ministério das Comunicações, "apesar do processo ter sido aberto antes do da TV, a concessão da Rádio ainda está irá demorar certo tempo, sendo que a radiodifusão geralmente demanda menos recursos, ou seja, seria mais fácil sua abertura.

Visita do Diretor da Regional Catalão à Rádio UFG

Portanto, o Diretor retornou desta visita esclarecido do andamento dos trâmites e certo de que a Regional Catalão poderá contar com mais estas formas de comunicação e interação com toda a comunidade universitária e população de Catalão e Região.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Direção Rádio Universitária Regional Catalão