Reunião entre reitoria UFG e Prefeitura de Catalão

Regional Catalão e Reitoria se reúnem com prefeito de Catalão para tratar da carreira de professores municipais da UFG e da implantação do curso de Medicina

Por Welliton Alves. Em 01/04/15 19:08. Atualizada em 02/04/15 14:23.

Reunião tratou da nova lei de carreira dos professores municipais e do andamento dos trâmites para implantação do curso de medicina.

Na tarde de anteontem (31/03), aconteceu, no gabinete do Prefeito de Catalão, Jardel Sebba, uma reunião envolvendo a Reitoria da UFG, a Direção da Regional Catalão (RC) da UFG, representantes da Associação dos Docentes do Campus de Catalão (ADCAC -UFG/RC), representantes da comissão de implantação do curso de medicina na RC e comissão de professores de ensino superior do quadro municipal lotados na RC/UFG, para tratar da nova lei de carreira dos professores municipais, cujo objetivo é fazer uma equiparação da carreira municipal com a federal para os 19 professores municipais lotados na RC/UFG.

Na oportunidade, estiveram presentes o Reitor da UFG, Prof. Orlando Vale do Amaral, o Vice-Reitor da UFG, Prof. Manoel Rodrigues Chaves, o Diretor da RC/UFG, Prof. Thiago Jabur Bittar, o Coordenador de Graduação da RC, Prof. Lincoln Lucilio Romualdo, a Coordenadora de Administração e Finanças da RC, Élida Alves da Silva, o representante da comissão de implantação do curso de medicina Prof. Alexandre de Assis Bueno, o representante da ADCAC, Prof. Ulysses Rocha Filho e uma comissão de professores de ensino superior do quadro municipal lotados na RC formada pelos(as) professores(as) Ademilde Fonseca, Odelfa Rosa, Cleudio Marques e Valdivino Borges de Lima. Representando a Prefeitura Municipal de Catalão (PMC) estiveram presentes o Prefeito Municipal , Jardel Sebba, o Secretário de Educação, Arcilon de Sousa Filho e o procurador, Geordano Paraguassu.

 

Reitor da UFG e Prefeito de Catalão durante a reunião

 

Todos ouviram, da pessoa do Prefeito, que os envolvidos estão sensibilizados com a questão e que o projeto de lei da carreira está sendo trabalhado e deve, depois, prosseguir para a Câmara Municipal de Vereadores. A previsão informada é de que até o dia 15 de abril de 2015 sejam vistos os impactos operacionais, financeiros e jurídicos.

Na ocasião, a Reitoria da UFG e a Direção da Regional Catalão ressaltaram a importância do apoio histórico da Prefeitura Municipal de Catalão (PMC) e do crescimento da UFG para o desenvolvimento de toda a Região. Foi dito ainda que os professores municipais de ensino superior fazem parte da história da UFG, especialmente para a consolidação dos campi em Catalão, e que devem sempre ter o reconhecimento do trabalho, que sempre desenvolveram com zelo e competência.

Além disso, foi agendada uma reunião para o próximo dia 16 de abril às 14h na PMC, em que deverão estar presentes a Procuradoria Jurídica da Prefeitura e a comissão de professores para apresentar o projeto de lei que será enviado para a Câmara Municipal e receber as últimas sugestões.

Em relação à pauta da implantação do Curso de Medicina, o Reitor informou que está em processo de tramitação o pedido das vagas de docentes nos Ministérios em Brasília e que o recurso financeiro para a obra do prédio que irá abrigar os laboratórios e salas de docentes ainda não foi alocado no orçamento de 2015.

Ele disse ainda que já procurou o Governador de Goiás, Marconi Perillo, para apoio em relação à implantação do curso, sendo isso muito bem visto pelo Estado, que busca avançar no atendimento à saúde e no apoio à educação médica. Desse modo, o Reitor agradeceu a constante parceria da PMC e solicitou esforços do prefeito para alocação de recursos para o projeto, que prevê a adequação e a ampliação de leitos hospitalares dos municípios abrangidos pela região da Estrada de Ferro, sendo Catalão o polo mais importante de atuação do curso, pelo número de leitos e por abrigar os laboratórios e salas de aula.

Fonte: Direção da Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias carreira docente Implantação do curso de medicina