UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

Por Welliton Alves. Em 17/07/15 16:39.
Órgãos e unidades acadêmicas se unem e buscam parcerias com sociedade civil para realização de ações estratégicas.

Preocupados em resolver o problema do abandono de animais nas instalações da UFG, integrantes de órgãos e unidades acadêmicas da instituição têm realizado uma série de reuniões para discutir e encontrar soluções. Uma videoconferência realizada no dia 16 de junho na UFG, entre a Regional Catalão e Regional Goiânia, foi a mais recente iniciativa promovida. Na ocasião foi possível reunir membros da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil da cidade de Catalão para pontuar as necessidades e definir encaminhamentos para a elaboração de um plano de ação em conjunto.

Da Regional Catalão, participaram o Diretor Prof. Thiago Jabur Bittar, os membros da Comissão Interna dos Cães da Regional Catalão, Prof. Marcos Bueno, Leidiana de Rezende - como representante também da Associação Protetora dos Animais de Catalão (ASPAC) e Racilei Silva - protetora dos animais e membro da Associação "Maria Cachorro", os membros da equipe gestora do Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC), Isac Thavares e Carluenan Meneses e os representantes da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Catalão, vereadores, Gilmar Antônio e Pedro Henrique Silva.

 

UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

 

Já da Regional Goiânia e Reitoria da UFG, participaram os servidores da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFG, o Coordenador-geral da área de Publicidade Institucional, Leandro Pinho e a Coordenadora-geral da área de Relações Públicas, Daiana Stasiak, os professores dos curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da Regional Goiânia, Prof.ª Kelen, Prof.ª Michele, Prof. Paulo Henrique, também Diretor do Hospital Veterinário da UFG, e Prof.ª Rosangela, e por fim, a Produtora da TV UFG, Milena Nominato.

 

UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

 

Desde o início desse ano, órgãos e unidades acadêmicas da UFG têm realizado uma séries de encontros em busca de soluções para o abandono de animais em suas instalações. Atualmente, diversos cães e gatos podem ser encontrados em todos os câmpus das Regionais da UFG. A maior parte deles são abandonados na instituição e alguns são alimentados por estudantes ou servidores, caracterizando assim a "posse coletiva". Contudo, de acordo com as sociedades protetoras dos animais, essa situação configura um problema de saúde pública e coloca em risco o bem-estar desses animais.

Prof. Thiago Jabur expôs que, realmente, é preciso que a Universidade esclareça seu papel, o quanto antes, sobre esse assunto, que se configura também como um problema de utilidade pública, no caso da cidade de Catalão. Ele informou que a Universidade, de modo estatutário, tem em suas atribuições o ensino, a pesquisa e extensão, sendo que não há condições (espaciais e financeiras) de arcar com a criação de um ambiente para cuidado dos animais. Acrescentou que as pessoas que, atualmente, cuidam dos mesmos, o fazem de modo voluntário, algo que deve ser valorizado.

 

UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

 

De acordo com a integrante da Comissão Interna, Racilei Silva, na Regional Catalão há cerca de 15 cães que são "residentes" no campus. A representante da ASPAC e também integrante da Comissão Interna, Leidiana de Rezende relatou sobre um projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que realizou, de modo voluntário e em parceria com a ASPAC, um processo cirúrgico simplificado de castração de animais de rua da cidade de Catalão, onde aconteceu também a castração de 4 dos que residem na Regional Catalão. Sugeriram então, que seja verificada a viabilidade de a UFG realizar uma ação estratégica como essa.

O diretor do Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia (HV-EVZ) da Regional Goiânia, Paulo Henrique Jorge da Cunha, declarou que "estamos em fase inicial de análise para a definirmos as melhores estratégias para elaboração de um plano de ação para resolver o problema dos animais abandonados nos câmpus da UFG". Dessa forma, a previsão é de que haja, primeiramente, uma campanha de educação continuada dentro das Regionais da UFG, de forma síncrona, com ações de comunicação e publicidade interna, para conscientização contra o abandono de animais nas proximidades, e até mesmo, dentro da Universidade.

Para isso, a coordenadora de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação da UFG, Daiana Stasiak, lembrou que um plano de ação bem sucedido deve estabelecer ações em três frentes: Diretiva, para viabilizar parcerias com órgãos governamentais, aquisição de materiais de consumo e de logística; Técnica para o levantamento sobre os animais e os tutores, que serão responsáveis pelos mesmos, até que se completem as etapas de conscientização, vacinação, castração e adoção dos animais que serão propostas; Comunicacional para divulgar amplamente para a comunidade universitária as estratégias de execução do plano de ação.

Leidiana e Racilei, neste ponto, esclareceram que as doações são contínuas na UFG Catalão, sendo que todos os animais podem ser adotados de modo responsável havendo interesse das pessoas. Em relação à castração em massa, Prof. Paulo Henrique mostrou que existem inúmeras dificuldades técnicas, isso pela necessidade de recursos financeiros para medicamentos, pós operatório e de locais para realização deste processo. Em termos de deslocamento da equipe, a Direção da Regional se dispôs a buscar uma solução, e também, sobre os recursos financeiros, o Prof. Thiago solicitou um levantamento de custos, considerando a castração de 100 animais em um primeiro momento, para levantar parcerias.  

 

UFG busca soluções para o abandono de animais em suas instalações

 

Os vereadores da cidade de Catalão, presentes na reunião, por sua vez, argumentaram que a situação na cidade é ruim, em termos de tratamento e controle dos animais de rua, uma vez que, não há canil municipal. Eles reforçaram o pedido de que a Universidade esteja aberta a realizar essa campanha de forma integrada com as cidades, para que haja uma contribuição também com a sociedade fora dos limites dos campus. Se comprometeram ainda, a seguir participando das conversações que houverem a respeito do tema.

Ao final da videoconferência, ficou definido que uma equipe formada por professores da EVZ e da Ascom/UFG farão uma visita técnica na Regional Catalão no mês de agosto para avaliarem a possibilidade de um plano de ação piloto contra o abandono de animais a ser implantado na Regional Catalão. Será realizado, portanto, uma reunião presencial no dia 13 de agosto, nesta Regional, onde serão convidados a participar, representantes de órgãos públicos, secretarias municipais e entidades que estejam diretamente ligados ao tema, para se interarem do modo como a campanha visará, em determinado ponto, a integração com a sociedade.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG & ASCOM - Regional Goiânia/UFG

Categorias: Notícias Vídeoconferência entre Regionais Animais na UFG Posse responsável Regional Goiânia Regional Catalão