Capa da notícia - Medicina

Encaminhamentos do Curso de Medicina na Regional Catalão/UFG, que deve iniciar a partir de 2017

Por Welliton Alves. Em 15/01/16 11:21. Atualizada em 15/01/16 11:45.
Matéria apresenta o panorama atual do processo de criação do curso na Regional Catalão. Leia!

Em reunião realizada no dia 14 de janeiro de 2016, os membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina na Regional Catalão/UFG discutiram o panorama atual do processo de criação do curso e definiram os próximos passos a serem realizados, diante do atual cenário de crise econômica do país, que acaba por afetar determinados trâmites e questões orçamentárias deste processo como um todo.

A seguir são destacadas as principais definições desta reunião, incluindo o histórico de ações feitas e os desafios a serem resolvidos.

As parcerias locais

Haverá o agendamento de uma rodada de reuniões com a Prefeitura Municipal de Catalão, órgãos municipais de saúde da Regional da Estrada de Ferro e direções dos hospitais locais (públicos e particulares), de acordo com a evolução do processo, para esclarecimentos a respeito da implantação do curso na Regional Catalão e levantamento para os campos de práticas curriculares, internato e residência médica. Ressalta-se que o curso de medicina será totalmente integrado com a rede SUS de Catalão e região.

Vale ressaltar que já existe um trabalho de sucesso dos alunos do curso de enfermagem da UFG Regional Catalão nas unidades de saúde da região. Assim, toda essa experiência de interação será aproveitada.

As instalações físicas

O curso será sediado no Campus II, localizado no Bairro Barka, que possui 50.000 m2 de área. No referido espaço está sendo construído, desde 2014, um Prédio de Laboratórios de anatomia, morfo-funcionais e ambientes didático-pedagógicos.

O Campus II conta com plano diretor aprovado, já possuindo infraestrutura básica de água, energia e esgoto e terá inicialmente a pavimentação de asfalto de sua via principal interna, a partir da doação feita pelo benfeitor Haley Margon.

 

Visita em 13-08-2015 na obra do prédio de laboratórios da área de Saúde

Visita em 13/08/2015 na obra do prédio de laboratórios da área de Saúde.
Da esquerda para direita, Aluno Bruno, Prof. Zenon Silva, Prof. Thiago Jabur, Haley Margon e Prof. Orlando Amaral.

 

Para a execução do curso ainda é prevista a construção de outro prédio, que abrigará demais laboratórios, salas para docentes e ambientes administrativos.

 

Laboratórios da Faculdade de Medicina - UFG-Regional Catalão

Prédio I: Laboratórios da Faculdade de Medicina, UFG-Regional Catalão

 

Previsão da Fachada do Prédio II da Faculdade de Medicina

Previsão da Fachada a partir do projeto 3D: Prédio II da Faculdade de Medicina, UFG-Regional Catalão

 

Plano Pedagógico

A elaboração Plano Pedagógico do Curso (PPC) continua em evolução e houve uma reunião com a Coordenação do Curso de Medicina da UFG/Jataí, visando troca de ideias e coleta de experiências do processo de implantação ocorrido naquela Regional.

É importante salientar que este PPC segue as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina, aprovadas na Resolução 3/2014 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Com o novo currículo tem-se o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência. Além disso, pela resolução, o internato deve ter a duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no SUS.

Há novidades em relação à estrutura do curso, que deve utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Para essa adequação, a comissão de implantação do curso realizou visitas às universidades que já utilizam as estruturas do novo currículo.

 

 Visita às instalações da área de saúde de outra Universidade em novembro de 2014          Visita às instalações da área de saúde de outra Universidade em novembro de 2014

Visita às instalações da área de saúde de outra Universidade em novembro de 2014.

 

Para o Diretor da Regional Catalão da UFG, Prof. Thiago Jabur, “é fundamental esse trabalho minucioso e colaborativo para formatação de um plano pedagógico eficiente e moderno. O Curso de Medicina tem diversas peculiaridades e confio no trabalho da Comissão designada”.

Recursos Humanos

De acordo com a portaria interministerial 313, de 4 de agosto de 2015, foram destinadas 20 vagas de professores para Catalão e a Comissão vai iniciar o planejamento para a realização dos concursos.

Não há ainda a liberação das vagas destinadas para os servidores técnico administrativos em educação, o que deverá ocorrer em breve, pois é essencial para as operações de laboratório, acompanhamento pedagógico e administrativo do curso.

Início do Curso

Avaliados os devidos desafios durante esse processo de implantação, a Comissão fez uma previsão de que a primeira turma do Curso de Medicina da Regional Catalão ingressará a partir de 2017.

 

 Reunião com o MEC

 

A seguir, destacamos algumas questões frequentes e suas respostas:

1) É possível assegurar que o curso de Medicina em Catalão terá a sua primeira turma em 2016, ou a Universidade trabalha com data posterior?

O curso de medicina está designado para a cidade de Catalão, contudo ainda não foi autorizado. A previsão é que o Ministério da Educação execute os procedimentos de autorização em 2016. Neste contexto, a Universidade está trabalhando com a previsão de que a primeira turma ingresse em 2017.

 

2) Como está o andamento das obras do Campus que abrigará os estudantes? E o cronograma e repasses do governo federal, estão em dia?

Tem uma obra em andamento, onde serão alocados os laboratórios de anatomia e salas de tutoria (térreo), além dos laboratórios morfo-funcionais (primeiro pavimento). A conclusão do andar térreo está prevista para o primeiro semestre de 2016. Sobre o primeiro pavimento, ainda estão em andamento os projetos complementares para a execução da obra. Ademais, está em fase de conclusão o projeto arquitetônico do prédio onde serão construídos outros laboratórios e as salas de professores.

Sobre os recursos, o Governo Federal não fez nenhuma pactuação oficial com cronograma de repasse.

 

3) O concurso público para a contratação de professores e demais servidores tem previsão de ser realizado quando?

Em 2016 recebemos 20 (vinte) vagas para docentes, contudo os concursos só devem ser realizados após a autorização do curso pelo Ministério da Educação. Quanto às vagas para servidores técnico- administrativos, ainda não há previsão de recebimento das mesmas.

 

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Implantação do curso de medicina medicina UFG Regional Catalão