Audiência com o MEC

Direção da Regional Catalão participa de audiências no Ministério da Educação

Por Welliton Alves. Em 01/03/16 17:51.

Audiências discutiram sobre o processo de criação das duas novas universidades em Goiás. Confira a matéria completa!

Na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016, o Diretor da Regional Catalão da UFG, professor Thiago Jabur Bittar, acompanhado pela coordenadora de Administração e Finanças, professora Élida Silva, e da professora Regma Santos, participou em Brasília de diversas atividades relacionadas a assuntos de interesse acadêmico e administrativo e ao processo de emancipação da Regional. Estiveram presentes também o Reitor da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, o Pró-Reitor de Graduação, professor Luiz Mello, o Diretor e coordenadores da Regional Jataí da UFG.

No período da tarde os professores participaram de audiência com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, juntamente com parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional. Na ocasião, foram discutidos os encaminhamentos relacionados aos projetos de Lei de transformação das Regionais Catalão e Jataí em universidades federais autônomas, que são pleitos históricos das duas comunidades acadêmicas. A senadora Lúcia Vânia e os deputados federais Daniel Vilela, Flávia Morais, Jovair Arantes, Marcos Abrão e Pedro Chaves manifestaram integral apoio à criação das novas universidades, propondo ao Ministro que os projetos de Lei sejam encaminhados o mais breve ao Congresso Nacional.

Audiência com o MEC

Na oportunidade, os representantes das Regionais Catalão e Jataí foram atualizados de que os Projetos de criação das duas universidades foram encaminhados ao Ministério do Planejamento e aguardam o envio para o Congresso Nacional, onde tramitará em comissões parlamentares.

O Ministro Aloizio Mercadante, por sua vez, destacou que, mesmo num contexto de fortes restrições orçamentárias, o governo mantém seu compromisso com a criação das duas novas universidades.

Em relação a este processo de criação de novas universidades, o governo estabeleceu teto orçamentário e novas universidades só serão criadas dentro das condições deste teto. Desse modo, investimentos só serão definidos anualmente após a criação da Universidade, dependendo de condições como a capacidade de execução, orçamento disponível e justificativa de necessidade.

Direção da Regional Catalão em Audiência com o MEC

No período noturno os professores foram recebidos na Secretaria de Educação Superior (SESU), pelo Secretário Jesualdo Pereira Farias e pela Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Dulce Maria Tristão. Eles foram informados sobre alguns detalhes dos projetos de Lei, como os quantitativos de servidores técnico-administrativos, cargos de direção e funções gratificadas.

Audiência em Brasília sobre a transformação das Regionais Catalão e Jataí em Universidades Federais

Em relação ao Projeto de emancipação, o nome "Universidade Federal de Catalão (UFCat)”, indicado pela comunidade, foi mantido e a Universidade tutora durante o período de transição será a Universidade Federal de Goiás (UFG), que atuará na consolidação e aprovação de estatuto e regimento da nova universidade. Durante esse processo, também será designado um Reitor pro-tempore pela instituição tutora.

Por fim, os professores se reuniram com o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Vinícius Ximenes, levando como ponto de pauta a agilização do processo de implantação do curso de Medicina na Regional Catalão, especialmente no tocante ao recebimento de vagas de Técnicos Administrativos em Educação e da verba para a estruturação do curso.

Para o Diretor da Regional Catalão: “esse foi mais um passo no caminho de emancipação, algo que foi construído por toda nossa comunidade lutadora por mais de 30 anos em prol do avanço do ensino superior em toda a região, sobretudo pela maior autonomia de gestão, com mais recursos e políticas acadêmicas e institucionais próprias. Desde novembro, estávamos aguardando essa reunião e agora pudemos esclarecer dúvidas diretamente na Secretaria de Ensino Superior (SESU) do MEC e saber o status de andamento do projeto. Ainda tivemos a boa confirmação do apoio da bancada federal parlamentar do estado de Goiás, que será fundamental no processo de tramitação”.

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Audiência com o MEC criação de novas universidades UFG Regional Catalão