Audiência Pública debate andamento da emancipação da Regional Catalão

Por Welliton Alves. Em 11/03/16 16:59.
Audiência debateu junto à comunidade universitária e externa o andamento do processo de criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Leia!

Na última quarta-feira (09/03), a Comissão de Criação e Estruturação da Universidade Federal de Catalão por meio de uma Audiência Pública debateu junto à comunidade universitária e externa o andamento do processo de criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat).

O objetivo foi informar ao público interessado, de forma oficial, em que estágio se encontra o processo de emancipação que a Regional Catalão/UFG vivencia desde a confirmação da transformação das Regionais Catalão e Jataí em Universidade Federais autônomas, e também, quais foram os passos dados pela Comissão desde então.

Audiência pública - UFCat

Contando com a participação de docentes, técnicos administrativos e discentes da Regional, além de cidadãos da comunidade externa, a Audiência foi conduzida pelo Diretor da Regional Catalão/UFG, Prof. Thiago Jabur Bittar, também presidente da Comissão de Criação e Estruturação da UFCat. Ele realizou a exposição de dados referentes à Regional Catalão, às atividades da Comissão e detalhes sobre o projeto da UFCat que foram obtidos em uma rodada de reuniões com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SeSU) no dia 24 de fevereiro deste ano.

Como destaques do projeto, houve a manutenção do nome "Universidade Federal de Catalão (UFCat)", conforme havia sido indicado pela Regional como nome desejado, mas podendo sofrer alguma modificação durante a tramitação no Congresso Nacional. Foi obtida também informação de que serão 81 novas vagas de técnicos administrativos disponibilizadas à UFCat. E por fim, também foi comunicada a decisão da SeSU de que a Universidade Federal de Goiás (UFG) será a universidade tutora até a consolidação da UFCat, o que pode levar em média 2 anos.

Audiência pública - UFCat

Por fim, o Prof. Thiago Jabur apresentou uma proposta de Grupos de Trabalhos (GT) a serem formados para discussão e geração de conteúdo referente às áreas da universidade:

> GT 1 - Gestão Administrativa e Orçamentária e TI

> GT 2 - Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Internacionalização

> GT 3 – Extensão e Cultura

> GT 4 - Planejamento Institucional e Gestão de Pessoas

> GT 5 - Graduação

> GT 6 - Assuntos da Comunidade Universitária

Neste ponto, toda comunidade foi convidada a participar dos GT's, a fim de contribuir para a formação do perfil de universidade que se deseja para a UFCat. Interessados devem encaminhar e-mail com nome completo e GT que deseja participar para: secretariaadministrativa.cac@gmail.com.

Para acessar a apresentação realizada pela Comissão na Audiência, clique AQUI!

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias Audiência Pública Criação da UFCat Emancipação da Regional