ADM EAD São Simão 1

Alunos do curso de Administração EAD promovem debate com Prefeitáveis de São Simão

Por Lilian Mariano Alves. Em 27/06/16 17:00. Atualizada em 30/06/16 14:48.

O debate foi realizado no dia 24/06 e contou com transmissão por telão.

ADM EAD São Simão 1

Na última sexta (24), alunos do curso de Administração Pública a distância da UFG organizaram um debate entre os pré-candidatos à prefeitura de São Simão. O evento foi aberto à participação da comunidade, que lotou o auditório da Câmara Municipal da cidade. Com o espaço cheio, um telão e um projetor foram usados para transmitir o debate para as dezenas de pessoas no saguão do prédio.

"A ideia surgiu no ano passado, quando estávamos conversando sobre a gestão que atravessávamos naquele momento em nosso município", relata Glenea Brito Costa, que sugeriu a ideia de realizar um debate entre os 7 pré-candidatos. Além dela, outros nove discentes do curso no polo de São Simão também participaram da organização: Alexandre Teodoro, Clayton Alves, Danilo Gonçalves, Diogenes Fernando, Janaina Rosa, Marcela Cristina e Roberto Henrique.

Segundo Glenea, o intuito da ação é fazer com que a população se politize mais e passe a analisar de fato cada candidato. O atual prefeito, Marcos vasconcelos, já foi afastado do cargo sob acusação de improbidade administrativa e responde a outros processos na justiça.

"A intenção foi mostrar à população o nível de conhecimento dos candidatos, para que se possa avaliar a verdadeira intenção de cada um. Acreditamos que se fizermos um trabalho de conscientização, mostrando que quem vende seu voto, vende uma saúde, educação e insfraestrutura de qualidade, poderemos mudar essa realidade", explica.

Debate

Todos os 7 pré-candidatos foram convidados, além do atual prefeito. Compareceram os prefeitáveis Gabriel Peixoto, Walisson Freitas e Wilber Floriano. Os pré-candidatos Adelsso Nogueira e Gilmar Mota justificaram a ausência.

A abertura contou com falas de Glenea e do coordenador do curso de Administração Pública EaD, Prof. Serigne Ababacar. A mediação do debate ficou a cargo do radialista Fabrício Nascimento, da Rádio Formato FM. Além de ter sido projetado no saguão do prédio, o evento ainda foi transmitido ao vivo pela internet e também pela Rádio Formato. Alguns empresários da cidade auxiliaram na divulgação com o uso de carros de som.

Para o professor Serigne Ababacar, a iniciativa demonstra a importância da presença da universidade no interior do Estado. "De certa forma, o curso despertou esse interesse nos alunos, que começam a ter uma visão mais crítica das políticas públicas e da condução dos elementos teóricos de que tratam", declarou. "O evento ocorreu na maior tranquilidade, todas as regras foram respeitadas, e consistiu num grande aprendizado para todos os presentes", avalia.

O grupo responsável pelo evento já planeja outro debate após o registro das candidaturas no município. "Esse será focado no plano de governo de cada um, sabatinando como e onde irão buscar recursos para a realização de suas propostas", explica Glenea Brito.

ADM EAD São Simão montagem

Texto: Raniê Solarevisky