audiência publica 1

Seminário discute criação da Universidade Federal de Catalão

Por Lilian Mariano Alves. Em 01/07/16 19:45. Atualizada em 01/07/16 19:50.

Discussões irão embasar relatório a ser apresentado na Câmara dos Deputados

Com ampla participação da comunidade universitária e de autoridades do município de Catalão, foi realizado na tarde desta sexta-feira (1/7) o Seminário de Discussão do Projeto de Lei nº 5.271/16, que cria a Universidade Federal de Catalão (UFCat), por desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento foi realizado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados com o objetivo de instruir o relatório a ser apresentado pelo deputado Daniel Vilela, relator da matéria.

audiência2

Daniel Vilela explicou a situação atual do projeto, aprovado no fim de junho na Comissão de Educação e que agora tramita em caráter conclusivo. O deputado afirmou que o momento de turbulência que atinge a presidência da Câmara dificulta a inclusão da matéria na pauta de votação. O fim do rito do projeto na Câmara ainda envolve tramitação nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ainda assim, segundo o parlamentar, há grande expectativa para a aprovação dos projetos que criam as Universidades Federais de Catalão e de Jataí ainda este ano. “São câmpus prontos, amadurecidos e aptos a trilhar seus próprios caminhos”, reforçou.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, reconheceu o empenho das lideranças locais na consolidação de um câmpus em Catalão e da movimentação política que tem possibilitado agilidade na tramitação do projeto. “A presença da Universidade Federal de Goiás em Catalão por mais de 30 anos contribuiu para o desenvolvimento social e econômico e para que a cidade se tornasse um pólo de desenvolvimento em todo o estado”. O ex-secretário de educação de Catalão, Arcilon de Souza Filho, que representou o prefeito Jardel Sebba, também destacou o compromisso do executivo e do legislativo federais com o projeto.

Processo democrático

No seminário, o diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur, apresentou o portal criado para acompanhar todo o processo de criação da UFCat. O site contém informações sobre o planejamento da instituição, a tramitação na Câmara dos Deputados e os investimentos, além de possibilitar a contribuição do usuário por meio de formulário eletrônico. Thiago Jabur falou da importância da união das cidades vizinhas nesse processo, já que a Universidade atenderá toda a região.

O caráter democrático da discussão sobre a criação da UFCat ficou demonstrada mais uma vez com a possibilidade de fala dada aos participantes. Questões de assistência estudantil e envolvendo docentes e técnicos-administrativos foram levantadas durante o seminário. Servidores também falaram da expectativa de agilidade nos serviços administrativos, já que o desmembramento proporcionará maior autonomia à instituição.

audiência3

Texto: Lilian Mariano e Luiz Felipe Fernandes