Inauguração Anatomia e Laboratórios

UFG inaugura obras na Regional Catalão e recebe doação de terreno

Por Fábio Gaio. Em 31/08/17 09:39. Atualizada em 31/08/17 18:02.

Importantes obras foram entregues a comunidade universitária nesta quinta-feira, 31

Um conjunto de nove obras foram oficialmente entregues a comunidade acadêmica nesta quinta-feira (31), na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que também recebeu oficialmente a doação de um terreno de seis mil metros quadrados para a construção da Casa do Estudante Universitário. Dentre a inauguração de prédios, intervenções na infra-estrutura e na acessibilidade, reformas de edificações e instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica, o investimento nos últimos quatros anos superam os 15 milhões de reais.

As inaugurações tiveram início no Câmpus II, na área doada para a Regional Catalão pelo ex-prefeito municipal e mérito universitário, Haley Margon Vaz. O prédio que abrigará o futuro curso de Medicina, que já foi aprovado e aguarda as vagas para realização de concurso público para professores e técnico-administrativos, teve investimento de seis milhões de reais e conta com salas de aulas e laboratórios nas áreas de saúde e anatomia. Também foi entregue a infra-estrutura do local, que já conta com iluminação pública, pavimentação e rede de água e esgoto.

No Câmpus I foram entregues oficialmente o Bloco de Engenharias, que abriga os laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Civil, de Minas e de Produção, o Centro Administrativo, onde está concentrada a estrutura administrativa da Regional Catalão, o Bloco Multifuncional, utilizado por diferentes cursos e a reforma do Bloco J, que conta com laboratórios voltados para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Ciências da Computação. Foram inaugurados o sistema de geração de energia solar fotovoltaica, capaz de gerar energia a partir da conversão direta da luz solar em eletricidade e que deve suprir boa parte da demanda por energia elétrica no período do dia. A rampa de acesso a quadra de esportes e o recapeamento asfáltico de toda área interna do câmpus, doados por Haley Margon, também foram inaugurados.

Inauguração Energia Solar

Inauguração da energia solar fotovoltaica, que começou a funcionar nesta quarta-feira (30)

O reitor da UFG, Orlando Amaral, disse que apesar das dificuldades, a entrega de um patrimônio público desse porte, que beneficia a comunidade de Catalão e da região, deixa claro que a universidade, por meio da educação e da formação de cidadãos, é fundamental na contribuição para a construção de um país melhor. O diretor da Regional, Thiago Jabur, lembrou que muito mais do que obras, as inaugurações representam uma conquista, fruto de esforços e parcerias de diferentes pessoas em uma instituição pública e de qualidade. Também presente na cerimônia, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, lembrou o crescimento da Regional desde 2005, ocasião em que foi reitor pela primeira vez e afirmou que, de câmpus avançado, na década de 80, hoje a instituição está bem perto de se tornar uma universidade autônoma.

Haley Margon, prefeito de Catalão na época em que a UFG foi instalada no município, ressaltou o potencial transformador da educação e lembrou os primeiros anos da universidade, que durante muitos anos funcionou graças a parcerias com o executivo municipal. Para ele, que acompanhou a posse dos primeiros professores, resta agora a esperança de acompanhar a posse do primeiro reitor da futura Universidade Federal de Catalão (UFCat). O ex-prefeito reconheceu o empenho dos diversos reitores e diretores que passaram pela instituição e parabenizou a atual equipe de gestão pelo trabalho realizado nos últimos anos. Também acompanharam a cerimônia representantes da Câmara de Vereadores e de diferentes secretarias e órgãos da administração municipal.

No período da tarde foi entregue oficialmente a área de seis mil metros quadrados, doada pela Prefeitura Municipal de Catalão, onde será construída a Casa do Estudante Universitário, no bairro Copacabana II. O terreno, caso fosse comercializado, tem valor de 1,5 milhão de reais e já conta com infra-estrutura de pavimentação, energia elétrica, água e esgoto. A construção da Casa do Estudante está em fase de licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras e o investimento no prédio, que deverá contar com quatro andares, é de cinco milhões de reais.

Inauguração Engenharias

Entrega oficial do Bloco O, conhecido como prédio das Engenharias

Confira AQUI o álbum completo com imagens das inaugurações

Categorias: NOTÍCIAS