Prédio das Engenharias

Regional Catalão recebeu avaliadores do MEC

Por Francisco Santos. Em 14/08/14 08:15. Atualizada em 21/08/14 11:48.

Objetivo é o reconhecimento do Curso de Engenharia de Minas.

Nestes dias 11 e 12 de agosto, a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Mistério da Educação (MEC), realizou o processo de avaliação e reconhecimento do curso de Engenharia de Minas da Regional Catalão. A comissão é formada pelos professores Prof. Dr. Wenner Glaucio Lopes Lucena – UFPB (Coordenador) e Prof. Dr. Erwin Francisco Tochtrop Junior – ULBRA.

Este procedimento ocorre entre 50% e 75% da integralização do curso e é a etapa final de um processo que iniciou há um ano. O reconhecimento é importante para emissão dos diplomas de conclusão do curso.

Na segunda-feira, 11, a comissão teve reuniões com os gestores da universidade, assim como com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de encontros com os técnicos-administrativos e docentes. O objetivo dessas ações foi de conhecer, da forma mais exata possível, a vida acadêmica e o processo administrativo do curso de Engenharia de Minas.

Na reunião inicial o professor Thiago Jabur, Diretor da Regional, deu boas vindas aos avaliadores, desejando um ótimo trabalho, e agradeceu todos os colaboradores da Regional que trabalharam na organização e apoio da agenda de avaliação. Além disso, houve uma apresentação do histórico da UFG e Regional Catalão. O professor Henrique Senna Diniz Pinto, coordenador do Curso de Engenharia de Minas, apresentou as plantas e laboratórios que estão em fase de implantação.

reunião direção

Neste dia, os avaliadores visitaram também as instalações da universidade, visando ter um mapeamento mais completo das condições da estrutura para a oferta do curso. No turno da noite, fez parte do processo de avaliação uma reunião com alunos, os quais foram ouvidos com o intuito de perceber sua formação e relação com o curso e com a universidade.

Também estiveram presentes neste primeiro dia de avaliação Igor Rodrigues Vieira, Coordenador da Ouvidoria da UFG, e Rosângela Nunes Almeida de Castro,   Presidente da CAVI - Comissão de Avaliação Institucional.

Na terça-feira, 12, o trabalho realizado pela comissão foi interno. No final da tarde, ocorreu uma reunião entre os dois avaliadores do Inep e a equipe da Regional Catalão, em que participaram o Diretor da Regional Catalão, o Coordenador de Graduação, Prof. Lincoln Romualdo e docentes do Curso.

Para o Diretor da Regional Catalão, Prof. Thiago Jabur Bittar, o curso de Engenharia de Minas tem um potencial enorme e passa por um grande desenvolvimento. Atualmente os professores e laboratórios estão em locais temporários até que haja a mudança para o novo prédio, que está quase pronto. Além disso, os professores estão em constante qualificação e têm aprovado diversos projetos que resultaram na aquisição de equipamentos importantes para a área de mineração. Alguns destes equipamentos estão em um galpão alugado pela UFG, próximo ao Câmpus 1, sendo que já existe um projeto de construção

O Diretor e Coordenador de Graduação reconhecem que existem alguns problemas no Curso, especialmente na infraestrutura e acessibilidade, mas estão certos de que, com os planos de urbanização e mudança para os prédios novos, essa situação melhore e seja reconhecida nas próximas avaliações.

Prédio das Engenharias

A nota do Curso deve ser divulgada em breve, bem como será divulgado o relatório de reconhecimento elaborado pelos avaliadores

Fonte: Assessoria de Comunicação/Regional Catalão/UFG