Letramento Estatístico e Probabilístico no Contexto da BNCC e da Formação do Professor de Matemática

Palestra: Letramento Estatístico e Probabilístico no Contexto da BNCC e da Formação do Professor de Matemática

Evento

: Plataforma Google Meet

: 29 de Março 2021 às 19:30

 

Em continuidade ao ciclo de palestras, promovido pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática, para discutir temas relativos às formações inicial e continuada de professores de matemática, divulgamos a palestra "Letramento Estatístico e Probabilístico no Contexto da BNCC e da Formação do Professor de Matemática".

A palestra acontecerá no dia 29 de março de 2021 (segunda-feira), de 19:30 às 20:30, na sala virtual do Google Meet de link meet.google.com/jgr-ivxt-vud, com a Profª. Drª. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho (PUC - São Paulo) e mediação da Profª. Drª. Élida Alves da Silva (Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia - UFCAT).

A probabilidade e a estatística ganharam novas perspectivas com a chegada da BNCC. Existe agora mais espaço para a abordagem desses conteúdos, sendo estes bem determinados pela enunciação das habilidades a serem desenvolvidas a cada ano. Por outro lado, tanto no contexto da probabilidade como da estatística, temos estudos sobre o desenvolvimento do letramento de forma a que o aluno possa transitar nesses conteúdos de forma crítica e consciente, visando a construção da cidadania. Nesse cenário o papel do professor é fundamental, pois ele é o responsável por esse caminhar do aluno. Discutimos então: o que temos observado na formação inicial dos professores? E na formação continuada? E nas práticas construídas a partir do uso do livro didático? Discutiremos assim os aspectos citados buscando suas inter-relações. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/xvQ3hSQvX2QdSUB17 

 

Letramento Estatístico e Probabilístico no Contexto da BNCC e da Formação do Professor de Matemática