Evento Proj. Extensão

: Link da transmissão: https://youtu.be/_org2ER8T1s

: 24 de Setembro 2021 às 19:00

A Coordenadora do Projeto de Extensão "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula" (UALL/PROEC/UFCAT), Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo (UALL/UFCAT), bem como toda a equipe executora, têm a honra de convidá-los a participarem da próxima conferência do projeto, “A saúde mental de crianças e adolescentes: o papel da leitura”, a ser ministrada pelo Escritor e Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE), no dia 06 de agosto de 2021, às 19h.

Hugo Monteiro Ferreira possui graduação em Letras (1996), Mestrado em Letras (1999) e Doutorado em Educação (2007). É professor Adjunto do Departamento de Educação da UFRPE. Coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE. Líder do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Pesquisador na área de saúde emocional e mental de crianças, adolescentes e jovens. Membro da Cátedra UNESCO de Leitura. Membro do NEFOPP - Núcleo de Estudos da Formação Docente e da Prática Pedagógica. Pesquisa sobre a inter-relação transdisciplinaridade, infância e juventude; infância, adolescência, juventude e saúde emocional e mental, infância, adolescência juventude e sofrimento; infância, juventude e leitura, infância, adolescência, juventude e direitos humanos. Realiza pesquisas sobre bullying e ciberbullying escolar. É terapeuta de crianças, adolescentes e jovens e tem desenvolvido pesquisas sobre a saúde emocional desses sujeitos. Atualmente desenvolve estudos acadêmicos na área de psicologia e neuropsicologia. É escritor de literatura para crianças, adolescentes e jovens. É autor da pesquisa Geração do Quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. Em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti.

A mediação da conferência será realizada pela coordenadora do projeto de extensão, Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo.

Evento Proj. Extensão

Cartaz com descrição do evento.

O projeto "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula" consiste em ação extensionista que objetiva promover diálogos e debates sobre temas pertinentes às áreas da leitura e da literatura, seja no âmbito escolar, da sala de aula da Educação Básica e Superior, seja num âmbito mais amplo, que comporte práticas de leitura e de usos sociais da literatura em diversos cenários da sociedade, tais como a leitura realizada em casa, nas redes sociais, bibliotecas públicas, livrarias, praças, hospitais, abrigos, sistemas prisionais, ONGs, clubes e círculos de leitura, entre outros. Os elementos que constituem o embrião do projeto ancoram-se em discussões teórico-metodológicas fomentadas pelas disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil 1, Literatura Infantil e Juvenil 2, Estágio em Literatura, Estágio 1 - Literatura e Estágio 2 - Literatura (Cursos de Graduação da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFCAT) e Seminários em Estudos Literários (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFG/UFCAT), que a coordenadora tem ministrando ao longo dos anos. Para tanto, intenciona-se oportunizar o contato dos estudantes das supramencionadas disciplinas, bem como de toda a comunidade acadêmica e público externo em geral, com escritores, pesquisadores e artistas convidados a conferenciarem.

Para fins de certificação, é necessária prévia inscrição pelo formulário abaixo:

• Link para inscrição: https://forms.gle/NAyrxBdSLHWX8op26

• Link da transmissão: https://youtu.be/_org2ER8T1s