XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE)

: Formato Remoto

: 20 a 27 de Novembro 2022

O Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE é um evento científico, no campo educacional, que ocorre bianualmente com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores, docentes da Educação básica e superior, demais profissionais da educação, assim como estudantes de graduação e pós-graduação. A cada edição o ENDIPE se consolida como um dos maiores eventos acadêmicos na área da Educação, reunindo mais de três mil participantes em suas últimas edições, sendo que no Rio de Janeiro, o evento, por ter ocorrido no ano pandêmico de 2020, foi realizado em modo remoto e recebeu mais de sete mil inscrições.

A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao ensinar e ao aprender, o que envolve, mais especificamente, a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação de grupos, de questionamentos, de novas ideias e reflexões.

As edições anteriores do ENDIPE foram organizadas por instituições de educação superior, sendo que, na assembleia final de cada encontro, há apresentação de candidaturas para sediar o evento seguinte. Tendo em vista que a edição de 2022 constitui o vigésimo primeiro encontro, a Universidade Federal de Uberlândia apresentou-se como instituição para organizar e realizar o XXI ENDIPE em colaboração com outras Instituições de Ensino Superior, dentre elas a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); UFCat (Universidade Federal de Catalão); IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro); UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais); UNIUBE (Universidade de Uberaba).

Ao elegermos como tema - A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais, o 21º ENDIPE se propõe a problematizar a educação como prática social em interface com a didática e as práticas de ensino, frente aos desafios impostos especialmente no campo da educação, que tem sido alicerçado no ideário neoliberal, com forte apelo da visão neoeconomicista por parte de instâncias do atual governo. Nesse cenário marcado por grave crise sanitária, econômica e política, assinalada por preocupante involução das políticas sociais e educacionais, pelo crescimento das desigualdades, pela intolerância, violência e discriminações, o XXI ENDIPE se anuncia como espaço político-pedagógico aglutinador de processos coletivos e democráticos, que tem como compromissos a qualidade social da educação, em todos os níveis e modalidades, em defesa do Estado Democrático de Direito. Portanto, esse contexto nos provoca a coletivamente superar a falta de esperança, o cansaço e o desânimo que nos marcam nesse grave tempo, mas, constitui-se, sobretudo em oportunidade que nos insta a resistir e a encontrar alternativas possíveis para consolidar a educação pública, laica, de financiamento estatal e inclusiva, de acordo com os parâmetros constitucionais.

Esperamos que a XXI edição do ENDIPE, mesmo nos limites que o modo remoto nos impõe, se constitua em importante palco de reafirmação dos compromissos com a democracia brasileira. Essa defesa ocorre não somente desde a primeira edição, mas em todos os ENDIPES que se sucederam. Que estejamos firmes e possamos vislumbrar possibilidades de articular os processos educacionais com as dinâmicas de transformação e construção de uma sociedade democrática, pautada na justiça social, no pluralismo de ideias e concepções, fundamentais ao desenvolvimento humano.

O evento acontecerá de 20 a 27 de novembro de 2022 e a submissão de trabalhos pode ser feita até 12 de junho de 2022.

XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE)

Confira aqui o site oficial com todas as informações do evento: http://xxiendipe.com.br/home