medicina catalao

Reunião na Santa Casa discute convênio para curso de Medicina

Por Fábio Gaio. Em 14/11/17 08:04. Atualizada em 21/11/17 16:11.

Hospital será utilizado como campo de estágio do curso, que prevê ingresso da primeira turma no segundo semestre de 2018

Representantes da comissão de implantação do curso de Medicina da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) estiveram no dia 31 de outubro na Santa Casa da cidade, participando de uma reunião que discutiu e esclareceu os convênios que serão realizados com as instituições da Rede SUS, por meio de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). A Santa Casa será um dos principais locais de estágio do curso de Medicina, tendo em vista a quantidade significativa de leitos da rede pública oferecidos pelo hospital.

Para o provedor da Santa Casa, Aguinaldo Mesquita, a parceria será benéfica tanto para a formação dos estudantes, quanto para a melhoria dos serviços médicos oferecidos. Ele esclarece que em breve deverá ser apresentado um projeto de estruturação do hospital para recebimento dos estudantes, principalmente no que se refere à atenção básica de saúde e, futuramente, para recebimento de residências médicas. As demais instituições de saúde da região também serão visitadas pela comissão, a fim de firmar contratos semelhantes.

De acordo com o diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, a reunião com a gestão da Santa Casa reforçou a necessidade de ações conjuntas para começar, desde já, a preparação dos locais de saúde para a recepção com qualidade dos estudantes do curso de Medicina no campo de estágio. A reunião contou com a presença de médicos, enfermeiros e gestores da rede municipal de saúde, além de professores da UFG e parte da equipe gestora.

SOBRE O COAPES

Os cursos da área da saúde que utilizam o SUS como rede escola e cenário de práticas podem fortalecer ações de integração ensino-serviço-comunidade a partir dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). São dispositivos que convidam todos os atores envolvidos nesse processo de integração a dialogarem sobre como organizar e contratualizar a inserção dos estudantes no cenário de práticas.

O objetivo dos COAPES é estimular uma discussão coletiva sobre os arranjos das experiências do cotidiano e a aprendizagem no serviço, possibilitando às partes assumirem responsabilidades mútuas de forma articulada ao processo de ensino-aprendizagem, e firmando apoio aos compromissos pactuados entre instituições de ensino e de gestão da saúde nas atividades de formação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O COAPES é regido legalmente pela Portaria Interministerial nº 1.127 de 04 de agosto de 2015.

(imagem retirada da matéria, conforme sugestão da Comissão de Organização da Consulta - COC)

Categorias: NOTÍCIAS