Aula Magna 2018 Roselma

Diversas atrações marcam início do ano letivo de 2018

Por Fábio Gaio. Em 21/03/18 22:23.

Nesta quarta-feira, 21, foi iniciado o ano acadêmico na, agora, Universidade Federal de Catalão

O ano letivo de 2018 na Universidade Federal de Catalão foi iniciado nesta quarta-feira, 21. Para recepcionar os novos estudantes, o Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC) e a Coordenação de Extensão e Cultura (CEC) prepararam uma extensa programação com atrações artísticas e culturais, palestras, oficinas, dentre outras atividades, que prosseguem até sexta-feira, 23, no câmpus I.

A diretora da instituição, Roselma Lucchese, juntamente com a equipe gestora, desejou boas-vindas aos estudantes e lembrou que a universidade existe, sobretudo, em função das pessoas. A diretora, citou o momento histórico, que marca a criação da Universidade Federal de Catalão, com a sanção da Lei 13.634 no dia 20 de março de 2018 e afirmou que o processo que marca a transição, a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás, será pautado pelo diálogo e pela construção coletiva. "Recebemos vocês estudantes, como recebemos um membro de nossa família, vocês são importantes e bem-vindos e bem-vindas nesse processo de construção de uma nova universidade", afirmou Roselma.

O vice-diretor, Cláudio Lopes Maia, ressaltou que os estudantes são a alma da universidade e renova a cada dia a instituição com suas demandas e lutas. O vice-diretor também falou da criação da nova universidade e afirmou que com o crescimento da última década, a estrutura de câmpus precisava ser revista e o caminho natural era o da emancipação. "Queremos que o processo seja encaminhado de forma segura e amena. Vamos construir estatuto, regimento e orçamento próprios e contamos com a participação do segmento estudantil", disse Cláudio.

Aula Magna 2018 Roselma

Diretora, Roselma Luchesse (em pé) falando aos estudantes e, assentados, membros da equipe gestora

Beatriz, estudante do curso de Geografia, que representou o Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC), lembrou que o movimento estudantil é uma prova da resistência, já que fazer uma universidade, segundo ela, é resistir todos os dias, as mais diversas dificuldades. Beatriz desejou boas-vindas aos estudantes e ressaltou que o DACC  é o espaço para participação e luta de todos e todas. "Um país de verdade não existe sem a educação e não existe sem o professor", lembrou a estudante.

Após as falas dos componentes da equipe gestora, a vice-reitora da Universidade Federal de Goiás, Sandrama Matias Chaves, falou sobre a campanha Não é não! Entendeu? Assédio sexual é crime, que pretende por meio de ações de informação e conscientização, por meio de peças publicitárias e palestras, conscientizar a comunidade universitária sobre a importância e a necessidade de se combater qualquer forma de violência, seja ela simbólica ou material.

Estudantes Calourada 2018

Parte dos estudantes presentes no auditório professor Paulo de Bastos Perillo, na abertura do ano letivo