ONU

Estudante da Regional Catalão é selecionado para participação em evento internacional da ONU

Por Welliton Alves. Em 18/06/18 16:57. Atualizada em 21/06/18 14:38.
Estudante se inscreveu para participação no evento e foi selecionado para compor a delegação brasileira na oportunidade. Saiba mais!

Desde 2002 a Friendship Ambassadors Foundation (FAF) organiza com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) a Assembleia da Juventude (Youth Assembly at the United Nations) em Nova Iorque, Estados Unidos. Este evento é uma plataforma criada para elevar as vozes de jovens em diálogos internacionais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Jovens que são interessados no futuro do planeta, participam de palestras, discussões e workshops conduzidos por profissionais internacionais representantes da ONU, do governo, da academia, do setor privado e social que os convidam a interagir compartilhando a realidade de seus países, expondo problemas, soluções e principalmente, ideias para resolver os maiores desafios do planeta.

Na edição deste ano de 2018, o jovem  estudante de Engenharia de Produção da Regional Catalão/UFG, em breve Universidade Federal de Catalão, Arthur Moura Vaz se inscreveu e foi  selecionado para compor a delegação brasileira que representará o Brasil na Assembleia da Juventude, que acontecerá de 09 a 13 de agosto de 2018.

Preenchi um formulário em português, falei de alguns projetos que eu participo na universidade e também fiz um vídeo falando sobre o Brasil que eu quero para o ano de 2030. Na terça-feira da semana passada, recebi um e-mail que eu estava pré-selecionado. Em seguida, preenchi outro formulário, desta vez em inglês, para a seleção da própria organização, ou seja, uma seleção mundial. Preenchi esse formulário e na noite do último sábado, recebi o e-mail que eu estava aprovado para participar da assembleia”, conta Arthur. Ele expressou também  sua expectativa  em participar deste evento internacional. “A expectativa é muito grande. Com certeza é algo único na minha vida. Compor a delegação brasileira me deixa muito feliz e empolgado com essa experiência”.

Uma vez que o selecionado tem de arcar com todos os custos da participação na assembleia, o estudante precisa de ajuda financeira para tal, e portanto, movimenta junto à comunidade uma campanha para receber doações. O site da campanha é: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-arthur-a-ir-para-a-youth-assembly-na-onu e também é possível entrar em contato com o mesmo pelo telefone (64) 99975-3336 para outros formatos de doações.

Arthur também comentou sobre o fato de levar consigo para o evento a marca da universidade, que se tornou recentemente uma das mais novas universidades federais autônomas do país. "Sendo um dos integrantes da Delegação Brasileira fico muito feliz em poder representar a nossa universidade e demonstrar com isso, que é possível participar de um evento desta magnitude mesmo estando no interior, incentivando assim os demais colegas, não somente a participarem também, como se envolveram com as causas sociais e do desenvolvimento sustentável. Vivemos em um ambiente em que muitas vezes nos fechamos para o mundo ao redor, apenas nos voltando para provas e trabalhos. No entanto, o que vai nos fazer melhores do que somos hoje é essa interação com as pessoas que também buscam melhorar o mundo."

Fonte: ASCOM - RC/UFG/UFCAT

Categorias: Notícias Assembleia da Juventude ONU Regional Catalão Ufcat