Direção da UFG-RC/UFCAT em implantação realiza agenda política em Brasília

Por Bruno Oliveira_adm. Em 26/09/19 16:54. Atualizada em 26/09/19 17:18.

Direção da UFG-RC/UFCAT em implantação realizou ampla agenda em Brasília. Veja aqui!

A Direção da UFG-RC/UFCAT em implantação realizou ampla agenda em Brasília durante as duas últimas semanas. O objetivo das visitas foi sensibilizar a bancada goiana na Câmara e no Senado sobre duas pautas principais: (1) a busca por recursos complementares ao orçamento da Universidade para 2020, por meio de emendas parlamentares; (2) a nomeação da reitoria pro-tempore da Universidade Federal de Catalão.  Veja a agenda completa abaixo.

Agenda
Legenda: agenda de visitas realizadas pela Direção entre os dias 17/09/19 e 25/09/19

No dia 17/09/2019, a professora Roselma teve audiência com os três Senadores da bancada goiana, em busca de apoio para a consolidação da UFCAT. No dia 18/09/2019, o professor Moisés Fernandes Lemos, no período da manhã, participou, como representante das cinco “supernovas universidades”, de reunião da Comissão de Educação do Senado Federal com o Ministro da Educação. A pauta foi informar à Comissão o andamento das ações necessárias à nomeação das Reitorias Pró-Tempore. Nesse mesmo dia, no período da tarde, o professor Moisés participou também de uma reunião no Ministério da Economia, com deputados federais dos estados de Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, assessorias dos senadores Vanderlan Cardoso e Wellington Fagundes, secretários e técnicos do Ministério.

Reunião Bancada Goiana
Legenda: Participação do Prof. Moisés Fernandes Lemos em Reunião com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

No dia 24/09/2019, a convite da coordenadora da bancada goiana, Deputada Flávia Morais, a Direção participou de audiência pública com membros de organizações não governamentais, da sociedade civil e autoridades políticas. Na defesa da UFCAT, a professora Roselma descreveu a atual situação da universidade e solicitou o apoio de toda a bancada na consolidação da mesma. No mesmo dia, a agenda incluiu, também, contato com os parlamentares presentes, chefes de gabinete e demais assessores.

Reunião Bancada Goiana
Legenda: Professora Roselma Lucchese durante audiência pública com parlamentares da bancada goiana

No dia 25/09/19, a professora Roselma deu continuidade às visitas aos congressistas e pôde reforçar a importância da UFCAT como promotora de desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Pôde também levantar a discussão da importância da manutenção financeira deste patrimônio, em face dos contingenciamentos orçamentários definidos pelo Ministério da Educação.

Como resultados da visita, a Diretora da UFG-RC/UFCAT em implantação aponta que “os momentos com nossos parlamentares são fundamentais na defesa e construção de ações políticas para consolidação da universidade pública no estado de Goiás. A universidade pode e deve colaborar no desenvolvimento da sociedade, e a parceria com nossos representantes no legislativo nos fortalece. Agradecemos a acolhida de todos e todas, nos gabinetes visitados, a atenção e sensibilidade a nós dispensada”. Neste sentido, a Universidade se beneficia do estreitamento de laços com o Poder Legislativo, fomentando a representatividade política e angariando recursos para a manutenção das atividades de ensino público, gratuito e de qualidade.

Para ter acesso a todas as fotos, clique aqui.

Fonte: Gabinete da Direção - RC/UFG

Categorias: notícias Congresso Nacional Ufcat