CRQ-XII consegue insumo para UFCAT seguir produção de álcool gel

Por Welliton Alves. Em 15/06/20 20:08.
Presidente do Conselho esteve pessoalmente na UFCAT para entregar o espessante, insumo fundamental para a produção do álcool gel. Confira!

Texto e fotos: Alberth Figueiredo

Como forma de auxiliar no enfrentamento à pandemia do COVID-19 a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) está promovendo ações que impactam diretamente no combate ao coronavírus. Uma dessas ações é a produção de soluções antissépticas e sanitizantes a base de álcool, que está inserida dentro da campanha Química Solidária, uma ação do Conselho Federal de Química (CFQ) em parceria com os Conselhos Regionais de Química (CRQ’s).

Dentro desse contexto, o Conselho Regional de Química 12ª região (CRQ-XII) esteve no último dia 27 de maio na UFCAT para entregar um insumo químico fundamental para produção de álcool em gel, o espessante. Previamente, a Universidade solicitou ao CRQ-XII auxílio para conseguir esse insumo que está em falta no mercado nacional. O CRQ-XII conseguiu o espessante junto à empresa POLIQUÍMICA.

O Presidente do CRQ-XII, Dr. Luciano Figueiredo de Souza, e o Chefe da Fiscalização do CRQ-XII, Adriano Monteiro Ayres, estiveram na UFCAT para entregar a doação, e conheceram o Laboratório de Química onde está concentrada a produção de álcool gel e similares.

CRQ-XII consegue insumo para UFCAT seguir produção de álcool gel
Presidente do CRQ XII conheceu laboratório onde está sendo desenvolvido o
projeto de produção de sanitizantes na UFCAT

Além da doação do espessante, a instituição recebeu, por esforços da Reitoria, a doação de 1.000 litros de álcool da usina LASA LAGO AZUL S/A. Os demais insumos foram adquiridos com recursos aportados pelo MEC para o combate ao COVID-19.

Até o momento foram produzidos 80 litros de álcool 70% para limpeza, 69 litros de álcool 70% gel e 115 litros de álcool 80% glicerinado, totalizando uma produção de 264 litros. Parte desse material foi repassado aos responsáveis pelo projeto "TELECOVID Catalão" e o restante será doado a entidade pública a ser definida.

CRQ-XII consegue insumo para UFCAT seguir produção de álcool gel
Álcool gel produzido pelo projeto

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Produção de saneantes Química Ufcat