UFCAT em implantação

DTI anuncia migração de e-mails institucionais para servidor de e-mails da UFCAT

Por Welliton Alves. Em 07/04/21 09:12. Atualizada em 09/04/21 11:49.
DTI preparou manuais para orientar o processo desta migração, com gestão de dados do e-mail antigo para o novo. Confira os detalhes!

A Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Catalão (DTI-UFCAT) anunciou mais um passo no processo de migração de dados da UFCAT vinculados ainda à Universidade Federal de Goiás (UFG): trata-se da migração das contas de e-mail institucionais.

O novo serviço de e-mail institucional, devidamente personalizado para a UFCAT, terá o sufixo @ufcat.edu.br e, neste primeiro momento, já tem as contas para os servidores docentes e técnicos-administrativos em educação criadas dentro do servidor de e-mails. Os servidores, portanto, já podem acessar, ativar suas novas contas e operar a gestão de seus dados antigos, que se encontram na conta vinculada ao serviço de e-mail institucional da UFG, conforme manuais divulgados abaixo. Segundo a DTI, em um segundo momento, esta mesma migração ocorrerá para o público estudantil da Universidade.

O prazo para esta migração, de acordo com a Diretoria, será até o dia 31 de julho de 2021. O(A) servidor(a) após entrar na sua nova conta, poderá ativar redirecionamento de e-mails e realizar a migração de forma automática dos e-mails e arquivos do Google Drive da conta antiga. O serviço de e-mail institucional da UFCAT seguirá oferecendo os benefícios e funcionalidades do pacote G Suite do Google.

Em termos do que esse passo representa em relação ao processo de consolidação da UFCAT, no tocante aos recursos computacionais, tecnologia da informação e comunicação, o coordenador da DTI, Paulo Henrique Azevedo avalia: "É um passo muito importante e relevante para a identidade da universidade, onde os servidores já podem utilizar do nome da universidade em suas comunicações externas".

Tão logo esteja disponível a migração dos e-mails institucionais dos estudantes da UFCAT, a informação será divulgada também nos vários meios de comunicação da Universidade.

Confira abaixo os manuais, produzidos pela DTI, para criação da nova conta de e-mail institucional da UFCAT, para migração dos dados que estão no e-mail institucional vinculado à UFG e também o manual para configuração de encaminhamento automático de e-mails recebidos no @ufg.br para o novo e-mail @ufcat.edu.br:

- Passo a passo para realizar a criação de sua conta e senha no e-mail da UFCAT;

Passo a passo para realizar encaminhamento com respostas automáticas dos e-mails recebidos em e-mail@ufg.br para o e-mail@ufcat.edu.br após estar com e-mail ativo na UFCAT;

Passo a passo para realizar a migração do dados (drive e e-mail) contidos em e-mail@ufg.br para o e-mail@ufcat.edu.br após ter realizado primeiro login no e-mail @ufcat.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias Migração do e-mail institucional DTI Ufcat