Nota

UFCAT monitora denúncias de participação de membros da comunidade universitária nos atos antidemocráticos de 08/01

Por Welliton Alves. Em 12/01/23 14:39. Atualizada em 12/01/23 14:58.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima e devem ser encaminhadas pelos canais da Ouvidoria da UFCAT. Saiba mais!

Como desdobramento das investigações acerca dos atos antidemocráticos de vandalismo às sedes dos três poderes em Brasília, ocorridos no último domingo, 08, a Ouvidoria da UFCAT está atenta às denúncias sobre servidores (professores, técnicos-administrativos), funcionários terceirizados e estudantes que tenham participado de tais atos. A Reitoria informa que as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo e-mail ouvidoria@ufcat.edu.br ou pela plataforma Fala.BR.

Seguindo recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), nos casos específicos dos servidores públicos da Universidade, as denúncias serão encaminhadas à Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) para investigação. Confirmada a participação do servidor, será instaurado processo administrativo para apurar e punir aqueles que tenham participado dos atos de invasão de repartições e depredação do patrimônio público, atentando contra os deveres de lealdade às instituições e de moralidade administrativa que devem orientar a atuação dos agentes públicos. Tais agentes poderão ser demitidos por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.

Denúncias referentes a estudantes e funcionários terceirizados também podem ser feitas pelo canal da Ouvidoria da UFCAT, que fará os devidos encaminhamentos. Informações sobre os vândalos que não integram a comunidade universitária podem ser enviadas pelo e-mail denuncia@mj.gov.br, canal criado pelo Ministério da Justiça.

A UFCAT aproveita o espaço para reiterar seu repúdio a qualquer ato que tenha como finalidade fragilizar ou ferir o Estado Democrático de Direito no Brasil.

Fonte: CCS - UFCAT

Categorias: Notícias Denúncia Atos Antidemocráticos Ouvidoria Ufcat