A Secretaria de Ações Afirmativas

Moldura - páginas da SEAF

Apresentação - SEAF

A Secretaria de Ações Afirmativas (SEAF) é um órgão vinculado à Reitoria da UFCAT e tem como objetivo fomentar debates, ações e políticas institucionais que promovam o acesso e a permanência na universidade de grupos em situação de exploração-opressão-dominação, bem como iniciativas de enfrentamento ao assédio, à discriminação e a toda e qualquer forma de preconceito decorrentes do sexismo, racismo, xenofobia, capacitismo, lgbtfobia, idadismo/etarismo, intolerância religiosa e outras.

Assim, a principal missão da SEAF é contribuir com a construção de uma universidade mais justa, equitativa e acolhedora para todas, todos e todes que nela queiram estar.

A Secretaria, criada em novembro de 2021, é composta por duas Coordenações:

1) Coordenação de Relações Étnico-Raciais – CRER

Esta Coordenação ficará a cargo do atendimento a estudantes, negras/os/es, indígenas, quilombolas e ciganas/os/es, por meio de ações e projetos a serem desenvolvidos pensando o ingresso e permanência desses estudantes na UFCAT.

Compõe esta coordenação:

a) Setor de Heteroidentificação e verificação de pertencimento étnico, responsável pelo recebimento e verificação de documentação de negras/os/es, indígenas, quilombolas, ciganas/os/es ou outros grupos étnicos que ingressam no ensino superior ou no serviço público por meio de cotas.

Página do setor: https://ppqi.catalao.ufg.br/

2) Coordenação de Gênero e Diversidade – CGD

Esta Coordenação ficará a cargo do atendimento a estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais, queer, intersexuais, assexuais e outros cuja identidade sexual e gênero não se encaixam nos padrões heterocisnormativos (LGBTQIA+), bem como estudantes mães e pais, mulheres e pessoas em situação de violência e discriminação.

Compõe esta coordenação:

a) Setor de acolhimento a vítimas de assédio

Página do setor: https://comissaoassedio.catalao.ufg.br/

O e-mail de contato com a Secretaria de Ações Afirmativas é o: seaf@ufcat.edu.br

Já o contato telefônico é o: (64) 3441-7610.

Moldura - páginas da SEAF