Weby shortcut

História

Por LUCAS GARCIA Atualizado em 27/06/18 10:29.

A assinatura do primeiro termo de convênio entre a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão prevendo a instalação da Universidade no município ocorreu em 20 de dezembro de 1982 nas gestões do Prefeito Divano Elias e da Reitora Maria do Rosário Cassimiro.

A Unidade Acadêmica de Catalão da Universidade Federal de Goiás se tornou um Câmpus Avançado em 07 de dezembro  de 1983, pela Portaria No. 189 sendo que a inauguração do espaço, que até então alocava o Centro de Formação de Professores Primários (1966-1983), se deu no dia 17 de dezembro de 1983. Sua criação tinha como objetivo inicial, possibilitar à UFG uma participação efetiva no processo de desenvolvimento cultural e sócio econômico local, regional e nacional.

Pretendia-se, também, oferecer bases físicas, administrativas e técnicas para a realização de programas de Extensão Universitária, vinculando as atividades a serem ofertadas às necessidades básicas da região sudeste do estado de Goiás.

Objetivou-se ainda, mediante a criação do Câmpus Avançado de Catalão (CAC), contribuir com recursos humanos qualificados nas diversas modalidades de trabalho de extensão, com ação participativa junto aos órgãos públicos locais, ofertando oportunidades de qualificação a professores e trabalhadores de empresas privadas em níveis regional e local, visando atrair desenvolvimento à região melhorando a qualificação em Catalão, que se tornaria, muito em breve, pólo de desenvolvimento agrícola, industrial e de serviços especializados.

Na resolução de criação do Câmpus de Catalão fixou-se uma estrutura inicial constituída por diretor, administrador, auxiliares administrativos e serviços gerais. Em seus dois primeiros anos CAC funcionou apenas com atividades de estágios e prestação de serviços à comunidade local e regional. 

Já no ano de 1986, a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão, preocupadas em atender a demanda regional por ensino de graduação, que contribuísse para a melhoria da educação da região, firmaram um Convênio que estabelecera a co-responsabilidade dos gastos (com a folha de pagamento), a fim de iniciar o oferecimento dos cursos de licenciatura plena em Geografia e Letras.

Mesmo sem contar com as condições ideais (infra-estrutura física, funcionários, recursos materiais e financeiros), novos cursos foram sendo implantados no decorrer do período compreendido entre 1988 e 1991, tais como: licenciatura plena em Matemática e Pedagogia (1988), Educação Física (1990), Bacharelado e Licenciatura em História (1991).

Com a implantação do curso de Ciências da Computação em 1996, o Câmpus Catalão passou a atuar além da área de licenciatura. Apesar das dificuldades, o Campus Catalão da UFG foi se consolidando e com o passar dos anos foram sendo implantados outros cursos, totalizando no ano de 2009, vinte e um cursos de graduação.

Em menos de quatro anos, o Campus Catalão implantou 12 cursos de graduação, dentre eles: Administração, Ciências Biológicas, Química e Física (2006); Psicologia (2007); Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Engenharia de produção (2008); Enfermagem, Ciências Sociais e Matemática Industrial (2009). Quatro anos depois, em 2013, o Curso de Administração Pública, modalidade EaD, inicia suas atividades; no ano seguinte, 2014, o curso de Educação do Campo recebe seus primeiros alunos; em 2015 o curso de Matemática, modalidade EaD, oferta sua primeira turma e em 2016 é criado o Curso de Medicina, ainda em implantação, que iniciará sua primeira turma no primeiro semestre de 2019.

A pós-graduação também avançou muito desde a oferta do primeiro curso stricto sensu em 2008, o Mestrado em Geografia, seguido pelo Mestrado em Estudos da Linguagem e Mestrado em Educação (2011); Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e Mestrado Profissional em Matemática (2012); Mestrado Profissional em Ensino de Física e Mestrado em Química (2013); Mestrado em Modelagem e Otimização e Mestrado Profissional em História (2014); Doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (2015); Mestrado em Engenharia da Produção (2017) e o Doutorado em Química (2018).

Do ponto de vista físico, o Campus está instalado no município de Catalão, no Setor Universitário, numa área de 89.992,50 m². No ano de 2009 a área construída corresponde a cerca de 20.000 m², distribuídos entre, salas de aula, salas para professores, secretarias, laboratórios, geoprocessamentos, informática, museu de geologia, prédios de laboratório, auditório e biblioteca.

 

Vista aérea do espaço físico da Regional Catalão

Vista aérea do espaço físico da Regional Catalão/UFG, instalações da parte superior, sentido entrada principal.
Créditos da Imagem: Paulo Cabral Junior, 2015.

 

Vista aérea do espaço físico da Regional Catalão

Vista aérea do espaço físico da Regional Catalão/UFG, instalações da parte inferior, sentido entrada secundária.
Créditos da Imagem: Paulo Cabral Junior, 2015.

 

Em 2011 foram entregues à comunidade a Cantina da UFG e o Complexo Poliesportivo, formado por piscina, campo de futebol e pista de atletismo.

 

Cantina da UFG

Instalações da Cantina - UFG da Regional Catalão/UFG.
Créditos da imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.

 

Complexo Aquático

Piscina do Complexo Poliesportivo da Regional Catalão.
Créditos da Imagem: Francisco Vieira dos Santos, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2011.

 

Complexo Poliesportivo

Vista do Campo de futebol do Complexo Poliesportivo da Regional Catalão.
Créditos da Imagem: Francisco Vieira dos Santos, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2011.
 

Em 2014 foi entregue o prédio da Pesquisa e Pós-Graduação, que contempla o Miniauditório Congadas, salas de reunião, as instalações da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação desta Regional e variados laboratórios de pesquisa.

 

Prédio da Pesquisa e Pós-Graduação

Vista frontal do Prédio da Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Catalão/UFG.
Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.

 

Neste ano de 2015 foi finalizada a construção e entregue para uso e funcionamento, o Edifício das Engenharias, composto por 3 pisos destinados aos cursos de Engenharia Civil, de Minas e de Produção, onde os departamentos destes cursos estão instalados, juntamente com diversas salas didáticas e laboratórios para desenvolvimento prático destas áreas. Mais recentemente foi entregue para uso e aberto a funcionamento o Restaurante Universitário (RU) da Regional, com capacidade estimada de 500 pessoas simultâneas e serviço de fornecimento de 1000 refeições, em média, entre almoço e jantar, por dia.

 

Prédio das Engenharias

Vista lateral do Prédio do Restaurante Universitário da Regional Catalão/UFG.
Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.

 

Restaurante Universitário

Vista frontal/lateral do Prédio do Restaurante Universitário da Regional Catalão/UFG.
Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.
 

Outras duas construções importantes em termos de estruturação física da Regional Catalão entregues este ano e já funcionais são o Prédio Administrativo, que abriga a estrutura de gestão da Regional Catalão/UFG, incluindo órgãos administrativos e o corpo diretivo, e, o Prédio Multifuncional, que abriga as instalações de secretárias, gabinetes de coordenação e salas de professores de vários dos cursos da Regional.

 

Prédio Administrativo

Vista lateral Prédio do Bloco Administrativo da Regional Catalão/UFG.
Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.

 

Prédio Multifuncional

Vista frontal/lateral do Prédio Multifuncional (Bloco M) da Regional Catalão/UFG.
Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Regional Catalão/UFG, 2015.

 

A Biblioteca Setorial da Regional Catalão/UFG possui um acervo aproximado de 70 mil exemplares.

Atualmente, a Regional Catalão/UFG possui 26 (vinte) cursos de Graduação presenciais, 2 (dois) cursos de Graduação a distância, 10 (dez) cursos de Mestrado e 2 (dois) cursos de Doutorado, além de vários cursos de Especialização. O corpo discente é composto por mais de 3.200 (três mil e duzentos) alunos regularmente matriculados. O corpo docente conta com 319 professores e o quadro de pessoal com 107 técnicos administrativos em educação, além de 137 funcionários terceirizados e prestadores de serviços.

 

Listar Todas Voltar