Treinamento e entrega de EPIs à UAE de Engenharia

DIST realiza treinamento e entrega de EPIs à UAE de Engenharia

Por Welliton Alves. Em 16/05/18 11:59.

Treinamento foi executado a fim de cumprir a Norma Regulamentadora (NR) 06. Saiba mais!

A Divisão de Segurança do Trabalho (DIST) realizou na última semana um treinamento de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para técnicos administrativos e docentes da Unidade Acadêmica Especial de Engenharia.

Este treinamento foi executado a fim de cumprir o que é obrigatório e imposto pela Norma Regulamentadora (NR) 06 - Equipamento de Proteção Individual - EPI, que trata dos seguintes deveres:

 

"6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

b) exigir seu uso;

c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT n.º 107, de 25 de agosto de 2009)

6.7 Responsabilidades do trabalhador.
(Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010) 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,

d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado."

 

Portanto, na oportunidade os contemplados puderam ser capacitados a cerca dos deveres que possuem no uso dos EPIs, contribuindo também para a garantia da segurança no âmbito de seus trabalhos.

 

 Treinamento e entrega de EPIs à UAE de Engenharia

Servidores da UAE de Engenharia recebendo EPIs e treinamento

 

Com relação a outros setores da instituição, a coordenadora da DIST, Daiane Meireles, diz que está atuando com a perspectiva de orçamento anual para compra de EPIs, onde almeja treinar continuamente técnicos administrativos, docentes e estagiários dos quais as atividades necessitem de utilização destes equipamentos.

Segundo Daiane, "Os treinamentos obrigatórios, deveres e direitos são uma parte do muito trabalho de conscientização que deve ser feito. Um dos pontos mais importante para o setor é contar com a participação das ações e treinamentos de segurança do trabalho por todos nas demais atividades do setor, uma vez, que as legislações obrigam os servidores, queremos também que além da obrigação seja de espontânea vontade, pois segurança se faz com a união de todos e todas!"

Assim sendo, a DIST informa que futuramente os demais setores e unidades acadêmicas serão contemplados(as) com estas ações, de acordo com os levantamentos de necessidades que vem sendo realizados.

 

Fonte: ASCOM - RC/UFG/UFCAT

Categorias: NOTÍCIAS Segurança do Trabalho Treinamento DIST RC UFG Ufcat