Iniciativa busca reduzir o uso de copos descartáveis no RU da Regional Catalão

Por Welliton Alves. Em 11/06/19 16:37.
Ação mobiliza a comunidade universitária em prol de práticas sustentáveis e atende demanda prevista no edital de contratação do serviço de refeições para o RU. Veja!

Texto e fotos: Graciele Cristina

No período de 10 e 13 de junho, a empresa fornecedora de refeições ao Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão - Nutrir refeições coletivas implanta o projeto de sustentabilidade e comemora a Semana do Meio Ambiente com a substituição dos copos descartáveis destinados ao consumo de bebidas por canecas plásticas.

campanha de distribuição das canecas plásticas RU
As canecas plásticas reutilizáveis oferecidas à comunidade de usuários do RU

O objetivo desta ação é mobilizar a comunidade universitária em prol de práticas sustentáveis e, por isso, uma das ações previstas no edital de contratação do serviço será a distribuição de canecas reutilizáveis com a estimativa de entrega de 1.500 utensílios para os usuários RU.

A entrega das canecas acontece no hall de entrada do RU no horário de distribuição das refeições de almoço, entre 10h30 às 14h, e de jantar, entre 18h às 21h. Cada estudante tem direito a receber gratuitamente uma caneca, bastando apresentar um documento com foto e um comprovante de vínculo acadêmico, não sendo possível a retirada do objeto para outra pessoa. Caso o aluno tenha interesse em adquirir mais de um recipiente, é cobrada uma taxa de R$ 2,00 (preço de custo). Após o período de implementação da campanha, os usuários que não pegaram sua caneca poderão procurar o setor administrativo da empresa Nutrir e solicitar sua caneca plástica.

campanha de distribuição das canecas plásticas RU
Representantes do NEPAE ofereceram mudas de plantas do cerrado e livros junto das canecas

Ressalta-se que a ação conta com as parcerias das representações estudantis, atléticas, doação de brindes por diversos setores de comércio da cidade de Catalão e o Núcleo de Estudos, Programas e Extensão em Agroecologia (NEPAE) com doação de mudas de plantas nativas do cerrado e livros, reforçando a promoção da sustentabilidade na campanha.

A estudante de graduação em Enfermagem, Gabriela Caixeta, relata que considera esta ação de extrema relevância, por despertar em toda a comunidade universitária a conscientização sobre a preservação do meio ambiente com atitudes simples e contribuindo com a redução do impacto ambiental na Universidade e cidade de Catalão.

campanha de distribuição das canecas plásticas RU
Usuários do RU aprovaram a iniciativa sustentável de substituir os copos descartáveis

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias ru Sustentabilidade