E-VENT MIT-UFCAT

UFCAT avança em Projeto de Ventilador Pulmonar de Emergência

Por Welliton Alves. Em 12/05/20 15:49. Atualizada em 12/05/20 17:46.

Protótipo do E-VENT MIT-UFCAT está em fase de finalização. Saiba mais!

Dando continuidade nos projetos que visam contribuir junto à sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) avançou em relação à produção de mais um equipamento importante no tratamento da doença. Trata-se do ventilador pulmonar mecânico.

A demanda por este item nos hospitais do país cresce a cada dia. Buscando contribuir nesse sentido, o Núcleo de Tecnologia Assistiva (NENA) da UFCAT, em parceria com a 7 TechX - Soluções Tecnológicas, empresa incubada no Centro de Empreendedorismo e Inovação Athenas (CEI Athenas-UFCAT), que já haviam desenvolvido o projeto de produção de Face Shields, uniram esforços em torno de um projeto de ventilador alternativo, que apresenta baixo custo e rapidez para produção.

A inspiração para o protótipo construído na UFCAT é o E-VENT, do MIT (Massachussets Institute of Tecnology - USA), mas o projeto teve que passar por alterações, devido a dificuldade para aquisição de alguns componentes, entre outros fatores. Dessa forma, foi redesenhado e construído com novas funções e com uma programação própria, desenvolvida do zero pela equipe NENA-7 TechX, e que segue em evolução.

E-VENT MIT-UFCAT em sua base móvel
E-VENT MIT-UFCAT em sua base móvel (Fonte: 7 TechX - Soluções Tecnológicas)

Sobre o sistema do protótipo do E-VENT MIT-UFCAT, como foi batizado, o mesmo é portátil e é categorizado como um ventilador pulmonar de emergência, que pode ser usado numa situação emergencial para esperar por um ventilador convencional. Portanto, com base no estudo do projeto, é esperado que ele tenha utilidade para ajudar a liberar o suprimento existente ou em situações de vida ou morte quando não houver outra opção.

A produção acontece sob coordenação do docente da Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia, Prof. Marcelo Henrique Stoppa (mhstoppa@ufg.br) utilizando recursos do Núcleo de Tecnologia Assistiva (NENA) em parceria com a 7 TechX - Soluções Tecnológicas (7techx.solutions@gmail.com - http://www.7techx.com) empresa incubada no Centro de Empreendedorismo e Inovação Athenas (CEI Athenas-UFCAT - https://athenas.catalao.ufg.br). Da Equipe 7 TechX, participam os estudantes Renan Garcia Rosa, Leonardo Martins Freiria e Glayton Ricardo Germano Martins, Bacharéis em Matemática Industrial (UFCAT), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização (PPGMO), da Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec), UFG - Regional Catalão, hoje, UFCAT (https://posmot.catalao.ufg.br). A equipe conta ainda com o apoio técnico-médico do pneumologista e docente do curso de Medicina da UFCAT, Dr. Leonardo Vieira Fernandes.

Painel de controle do E-VENT MIT-UFCAT
Painel de controle do E-VENT MIT-UFCAT (Fonte: 7 TechX - Soluções Tecnológicas)

A expectativa pós finalização do protótipo é passar pelas etapas de validação, testagem e regulamentação para que o E-VENT MIT-UFCAT possa efetivamente se tornar mais uma alternativa viável aos órgãos de saúde no tratamento de casos da COVID-19 nos hospitais. "O ventilador mecânico se encontra no processo de montagem final da estrutura, que terá a vantagem de ser portátil tanto para uma UTI quanto para uma ambulância. Além disso, estamos finalizando a validação do Software de controle e automação do processo. Em paralelo com essas tarefas, já estamos buscando profissionais da saúde para realizarem simulações/testes com o equipamento, para diferentes situações reais. De acordo com o feedback dos profissionais da saúde, se necessário, realizaremos os ajustes sugeridos, e em seguida, buscaremos a regulamentação necessária com os órgãos competentes para uma distribuição do equipamento", explica um dos CEO's da 7 TechX - Soluções Tecnológicas, Leonardo Martins Freiria.

A UFCAT, a cada nova ação, reforça seu compromisso com a sociedade brasileira no enfrentamento desta crise sanitária que atinge o país, destinando seus recursos humanos, técnicos e científicos em prol do combate à COVID-19.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Ventilador Pulmonar Mecânico covid-19 Ufcat