SANGUE DO BEM

Aplicativo de celular pode contribuir para aumentar doações de sangue

Por Lilian Mariano Alves. Em 15/06/16 18:14. Atualizada em 16/06/16 09:32.

Desenvolvido por estudante de mestrado da UFG, Sangue do Bem permite encontrar doadores compatíveis mais próximos

Criar na população o hábito solidário da doação de sangue é um dos objetivos do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. Em Catalão, um aplicativo de celular desenvolvido por um estudante de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá contribuir para criar uma rede nacional de doadores de sangue. O Sangue do Bem foi criado pelo engenheiro de software Fernando Henrique da Silva, acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, que identificou a necessidade de uma alternativa mais eficiente para os pedidos de doação que frequentemente surgem nas redes sociais.

O aplicativo está em fase de testes e, por enquanto, atende o hemocentro de Catalão. "Serão feitas entrevistas com responsáveis de outros hemocentros a fim de captar mais apoiadores e aumentar a abrangência do app", explica Fernando Henrique. Ao se cadastrar, o usuário se conecta a uma rede de doadores e donatários de sangue. A busca de participantes por ordem de semelhança de perfil ajudará a encontrar os mais próximos com compatibilidade sanguínea.

O Sangue do Bem ainda fornece atualização sobre a rede, localiza hemocentros mais próximos e disponibiliza informações sobre o processo de doação de sangue. O usuário também pode receber uma notificação quando seu tipo sanguíneo está em falta na sua região. "Pensamos em tornar fácil o contato das pessoas com a doação de sangue, tornar os usuários mais próximos e trabalhar o apelo pessoal e social de uma forma mais direta", acrescenta o idealizador do projeto.

Como o aplicativo faz parte de sua dissertação de mestrado, Fernando Henrique explica que muitas funcionalidades ainda passam por reavaliação e melhorias. Uma das ideias, por exemplo, é classificar o perfil com alta frequência de doações com o nível de "herói". A comprovação seria feita por um código digital (QR Code) fixado na parede do hemocentro, por meio do qual o usuário registra a doação usando o celular.

O aplicativo será disponibilizado para Android e iOS. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.sanguedobem.com.br. O aplicativo pode ser baixado no Google Play ou neste link.

Fonte: Sala de Imprensa UFG

Categorias: Notícias Mestrado em Modelagem e Otimização UFG Regional Catalão Inovação