Administração Pública - EAD

Duração: nove semestres | Vagas: 40 | Ingresso: 1º semestre


Sobre o curso de Administração Pública

O curso de Administração Pública EAD é uma parceria da Universidade Federal de Goiás – UFG com a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Tem como objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não governamentais, de modo proativo, democrático e ético, tendo em vista a transformação e o desenvolvimento da sociedade e do país.

O curso de Administração Pública está organizado visando formação de profissionais com perfil aderente àquele demandado pelas organizações públicas contemporâneas, permitindo, por meio de disciplinas obrigatórias, linha de formação específica, seminários temáticos, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, a formação de competências que prepare o egresso às contingências da gestão pública.

O curso é ministrado na modalidade a distância e tem duração de 9 semestres, distribuídos ao longo de 3400 horas. O aluno deverá comparecer em encontros presenciais no fim das disciplinas para avaliações no polo de apoio presencial. As demais atividades são executadas por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem a distância com o apoio de tutores e professores.

Polos onde o curso é ofertado: O curso é ofertado nos polos da Universidade Aberta do Brasil das cidades de Alto Paraiso de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goianésia, Mineiros e São Simão.

 

Recursos oferecidos

Como recursos para interlocução na plataforma virtual de aprendizagem são utilizados fóruns, chats, a biblioteca virtual, agendas, repositórios de tarefas, questionários, recursos de acompanhamento e controle de cada estudante, entre outros. Além disso, o curso disponibiliza comunicação via e-mail e telefone.

O curso disponibiliza também como recurso as vídeoaulas em que o professor da disciplina faz uma abertura geral, explicando de forma geral a disciplina, sua importância na formação, objetivos, atividades, avaliação e resultados esperados. Também disponibiliza um vídeo para cada conjunto de conteúdos com objetivo de orientar à compreensão dos assuntos a serem trabalhados e das atividades a serem desenvolvidas nos módulos.

As atividades são formas de aprofundamento do conteúdo, ligação com o cotidiano e orientação para o estudo, ou seja, servem como um guia de orientação à aprendizagem a distância. Assim, todas as semanas da disciplina têm atividades propostas pelo professor, sejam fóruns, pesquisas, questionários, jogos, reportagens, textos, artigos, jogos, exercícios, vídeos, fotos etc...

 

Público-alvo

Demanda Social com ensino médio concluído

 

Perfil do Egresso

As organizações públicas modernas buscam o administrador generalista, integral e integrado, notadamente um agente de mudanças, que gere novos conhecimentos e caminhos para o aprimoramento e desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural. Um profissional autodidata, detentor de amplo portfólio de conhecimento, e consciente da contínua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administração Pública e atualização das interfaces entre esta e outras áreas relacionadas, especialmente as afins, sem perder de vista as descobertas daquelas correlatas, uma vez que qualquer que seja o objeto de trabalho estará inserido no contexto integral de uma sociedade globalizada.

Para atender às expectativas dessa sociedade emergente, o curso Bacharelado em Administração Pública procura formar profissionais de competência sólida e moderna, em condições plenas de atuação eficiente e eficaz, preocupados com a relevância social do produto de seus trabalhos, apresentando habilidades para pró-atividade e criatividade; raciocínio lógico, crítico e analítico; visão sistêmica e estratégica para negociações, tomada de decisão, liderança e trabalhos em equipe.

 

Profissão

I. atuar e desenvolver atividades específicas da gestão nas organizações públicas e participar da elaboração, do planejamento, da coordenação e do controle de políticas públicas;
II. compreender de forma sistêmica o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e assim tomar decisões em um contexto diversificado e interdependente da área pública, promovendo o estreitamento das relações entre Governo e Sociedade Civil;
III. empreender e promover transformações de forma interdisciplinar, compreendendo a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, participando da modernização e inovação das estruturas e funcionamento do Serviço Público;
IV. expressar-se e comunicar-se com clareza e assertividade;
V. promover com determinação e vontade política e administrativa a educação continuada de servidores públicos;
VI. liderar processos de mudança das desigualdades e de exclusão econômica e social;
VII. adequar os recursos financeiros, físicos e tecnológicos visando o bem- estar coletivo e promover processos democráticos participativos no âmbito estatal que possibilite a iniciativa e o desenvolvimento pleno das pessoas;
VIII. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações nos processos organizacionais, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
IX. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção de serviços públicos, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
X. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle em diferentes contextos organizacionais e sociais; e
XI. elaborar, implementar e consolidar projetos, realizar consultoria e auditoria, elaborar pareceres e perícias administrativas em organizações públicas.

 

Site do curso

http://admpublica_adm.catalao.ufg.br/